Empate triplo no Datafolha acende alerta em campanhas em BH antes de último debate

Igualdade entre Bruno Engler, Fuad Noman e Mauro Tramonte ampliou, para alguns deles, a importância estratégica do embate na Globo
Montagem sobre fotos de Tramonte, Engler e Fuad
Mauro Tramonte, Bruno Engler e Fuad Noman encabeçam disputa pela Prefeitura de BH (Foto: Willian Dias/ALMG + Luiz Santana/ALMG + Rodrigo Clemente/PBH)

O empate triplo na liderança da corrida à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), retratado em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Datafolha, faz com que o debate entre sete candidatos organizado pela TV Globo ganhe ainda mais importância para as estratégias das campanhas. Numericamente juntos, Bruno Engler (PL), Fuad Noman (PSD) e Mauro Tramonte (Republicanos), somam 21% das intenções de voto cada.

Fuad, que só compareceu aos debates da Band Minas, ainda no início da jornada eleitoral, e da Itatiaia, nesta semana, bateu o martelo e irá aos estúdios da Globo nesta quinta.  Ao longo das semanas de campanha, aliados do prefeito nutriram receios a respeito dos confrontos diretos com oponentes na televisão e no rádio, mas entendem que, neste momento, é imprescindível participar.

No meio do mês passado, Fuad chegou a confirmar presença em um debate promovido pela TV Alterosa, mas não compareceu. À ocasião, a campanha do pessedista tomou a decisão por avaliar que a ida ao encontro seria um desgaste desnecessário, uma vez que, por ser candidato à reeleição, acabaria como alvo preferencial dos outros postulantes.

O entorno do Republicanos também avalia o debate desta quinta-feira como importante para os rumos da campanha de Mauro Tramonte. 

Segundo um interlocutor da legenda, o empate triplo, associado a uma queda de sete pontos percentuais nas intenções de voto do deputado estadual, deixou a campanha em alerta para a reta final — o que amplia os esforços por um bom desempenho no embate na televisão. A coordenação da campanha, por sua vez, não respondeu aos contatos da reportagem.

Na semana passada, O Fator mostrou que Bruno Engler tem orientado assessores e aliados a ignorar os resultados de levantamentos eleitorais. A reportagem questionou interlocutores do deputado estadual sobre uma eventual mudança de postura por causa do empate triplo retratado pelo Datafolha, mas a ideia é manter a estratégia dos outros debates, visto que a recomendação de não levar em consideração as sondagens permanece.

Outros números

Ainda segundo o Datafolha, Duda Salabert (PDT) tem 9% das intenções de voto. Depois, aparecem Gabriel Azevedo (MDB), com 7%, Rogério Correia (PT), com 6%, e Carlos Viana (Podemos), com 3%. O quarteto também vai participar do debate.

Ainda conforme o levantamento, Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (Unidade Popular) não atingiram 1%, enquanto Lourdes Francisco (PCO) sequer foi citada.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código MG-07919/2024.

Leia também:

Deputados vão votar projeto de refinanciamento das dívidas estaduais nesta terça-feira (10)

O Propag e a ‘batalha’ por fatias do orçamento de Minas para 2025

Após 5 meses, comissão aprova relatório crítico ao acordo da Vale em Brumadinho

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse