A decisão do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), de indicar Hugleiber Teixeira para chefiar a diretoria de Vilas e Favelas na Regional Barreiro incomodou vereadores com base eleitoral na região. Segundo apurou O Fator, parlamentares próximos ao prefeito manifestaram a integrantes do Executivo municipal a preferência por um nome técnico para ocupar o cargo.
Hugleiber é o terceiro suplente na chapa que concorreu à Câmara Municipal pelo PP em 2024 e é líder comunitário do Lindéia, mesmo bairro em que mora o vice-líder do governo na Câmara, vereador Helton Junior (PSD). O servidor escolhido pelo prefeito é próximo também ao presidente Juliano Lopes, que faz parte da “Família Aro”, grupo político liderado pelo secretário de Estado de Governo de Minas, Marcelo Aro (PP).
A O Fator, o vereador negou que a escolha de Damião poderá desencadear um acirramento político com a Prefeitura.
“As nomeações são uma prerrogativa exclusiva do prefeito, e não cabe a mim validá-las ou não. Hugleiber e eu tivemos uma disputa regional intensa, mas respeitosa. Espero sinceramente que seu trabalho possa contribuir com BH”, afirmou Helton.
O vereador Helton Junior, cabe lembrar, manifestou-se publicamente a favor do projeto que busca implantar tarifa zero no sistema de ônibus da capital. Em 1º de agosto, o parlamentar assinou uma coluna de opinião defendendo a gratuidade no transporte coletivo belo-horizontino.
Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, afirmou que o servidor escolhido por Damião irá atuar de forma imparcial no cumprimento das solicitações apresentadas pelos parlamentares.
“Não há mal-estar. O Hugleiber esteve conosco no segundo turno das eleições. Foi um dos coordenadores que nos ajudou a virar a votação no Lindéia (Barreiro) no segundo turno. Os vereadores com representatividade no Barreiro podem ficar tranquilos, pois a diretoria segue a nossa filosofia de governo de imparcialidade no atendimento das demandas do Legislativo”, disse o secretário.