A esposa de um ex-servidor da Câmara Municipal de Contagem investigado pela prática de “rachadinha” foi nomeada em um gabinete da Casa Legislativa da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) poucos dias após o marido ter sido exonerado. Renata Lopez (Cidadania), hoje vereadora de São Joaquim de Bicas, também na Grande BH, tomou posse em um cargo na equipe da parlamentar contagense Daisy Silva (Republicanos) em janeiro do ano passado. Helder Francisco Lopes, companheiro de Renata, havia deixado o emprego como Chefe de Arquivo e Memória Documental da Câmara de Contagem no mês anterior;
A investigação a respeito de Helder foi aberta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) após o recebimento de denúncia anônima acusando o homem, ex-vereador em São Joaquim de Bicas, de devolver parte dos salários a Daisy Silva. O MPMG já solicitou a quebra de sigilo bancário de Helder.
O inquérito do Ministério Público aponta que Helder não comparecia ao local de trabalho. A acusação está amparada em recibos judiciais assinados pelo homem. As notificações anexadas ao processo teriam sido subscritas por Helder em casa, na cidade de São Joaquim de Bicas, durante o horário comercial. Os recibos são referentes a ações em que ele é reu.
O rol de documentos também conta com um boletim de ocorrência lavrado em 6 de setembro do ano passado. O documento aponta que Helder teria se desentendido com servidores da Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas ao solicitar acesso a papéis que eram de posse do Legislativo local.
Ainda segundo o MPMG, Helder fez, durante o horário em que deveria bater ponto na Câmara de Contagem, posts nas redes sociais apontando estar no instituto filantrópico que leva seu nome em São Joaquim de Bicas.
O Fator tentou contato com Daisy Silva e Renata Lopez. Se houver resposta, este texto será atualizado.
Helder Lopes, por sua vez, manifestou o desejo de se posicionar sobre o inquérito apenas “presencialmente”. O Fator explicou ao ex-parlamentar de São Joaquim de Bicas que ele poderia se defender por meio de mensagem ou ligação telefônica, como fora franqueado a Daisy e Renata.