Esquerda manda recado, e PBH tem primeira derrota do ano na Câmara Municipal

Vereadores derrubaram veto de Fuad Noman (PSD) a projeto sobre incentivo à prática de esportes
Foto mostra o plenário da Câmara de BH
Veto ao programa 'Jovem Atleta' foi derrubado nesta terça (11). Foto: Cristina Medeiros/CMBH

Com o apoio dos quatro vereadores do PT e das três vereadoras do Psol, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) derrubou, nesta terça-feira (11), o veto do prefeito Fuad Noman (PSD) ao projeto de lei que institui o programa “Jovem Atleta” na capital. O texto, apresentado pelo ex-vereador Rubão (Podemos), trata do incentivo à prática de atividades esportivas por parte de crianças e adolescentes, sugerindo, por exemplo, a realização de olimpíadas entre escolas municipais.

Interlocutores do PT informaram a O Fator que a decisão do partido de defender a derrubada do veto foi um recado aos articuladores políticos da prefeitura.

A avaliação dos petistas é de que o Executivo quer ter o PT na base aliada de Fuad. Para garantir o apoio, gestos políticos precisam ser feitos. Na última semana, a bancada da legenda deixou uma reunião com o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), sem um convite oficial para compor o primeiro escalão da gestão municipal

O vereador Bruno Pedralva, um dos representantes do PT na CMBH, confirmou o posicionamento. 

“De certa forma, é um recado ao governo, sim. Algumas decisões já deveriam ter sido tomadas”, disse. 

Rubão informou a O Fator que avaliou o veto do prefeito como uma represália política em razão de ter apoiado o deputado estadual Bruno Engler (PL) no segundo turno da eleição municipal de 2024. O ex-vereador, hoje, é um dos assessores do presidente da Câmara, Juliano Lopes (Podemos). 

A derrubada do veto foi aprovada por 28 votos, enquanto 12 parlamentares defenderam a manutenção da decisão de Fuad.

Durante os minutos em que a votação esteve aberta, o vereador Uner Augusto (PL) repetia: “a base está fraca, hein”, ao lado do líder do governo na Câmara, vereador Bruno Miranda (PDT). O PL de Uner é um dos partidos de oposição à prefeitura.

Leia também:

CGU estende sigilo sobre edital do ‘fracking’

STJ comemora 20 anos da Lei de Recuperação Judicial e Falências

Esquerda manda recado, e PBH tem primeira derrota do ano na Câmara Municipal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse