A ex-deputada estadual Luzia Ferreira, presidente do Cidadania em Belo Horizonte, foi indicada nesta quinta-feira (24) para chefiar a Regional Oeste. O posto era ocupado por Luciane Carvalhais, nomeada pelo então prefeito Fuad Noman (PSD) em 2022, por indicação do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos).
Conforme publicou O Fator, as articulações para que Luzia assumisse o cargo começaram em maio. Antes, ela era coordenadora adjunta da Regional Oeste.
A ex-deputada mantém proximidade política com o presidente do Cidadania em Minas, deputado estadual João Vitor Xavier, e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).
Antes de eleger-se vereadora pela primeira vez, em 2004 pelo antigo PPS, Luzia já havia ocupado cargos de confiança nas gestões dos ex-prefeitos Patrus Ananias (PT), Célio de Castro (PSB) e Fernando Pimentel (PT).
Já em 2023, a ex-deputada foi convidada a retornar para o Executivo municipal pelo ex-prefeito Fuad Noman (PSD).
Hoje no Cidadania, Luzia Ferreira foi dirigente de dois dos partidos que originaram a construção da legenda. Na década de 1980, Luzia militava na ala do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que, em 1992, fundou o antigo Partido Popular Socialista (PPS). Em 2019, o PPS passou a se chamar Cidadania.