Ex-diretor da CGU, mineiro passa a compor equipe de Tarcísio no governo de São Paulo

Ex-chefe da Controladoria da União em MG, jurista assumiu subsecretaria na CGE paulista
Breno Cerqueira assumiu subsecretaria na CGE de Tarcísio. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O jurista mineiro Breno Cerqueira foi nomeado, na semana passada, subsecretário de Integridade Pública e Privada do Estado de São Paulo, cargo vinculado à Controladoria-Geral do Estado (CGE-SP), na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Cerqueira assume após convite feito pelo controlador-geral do estado, Wagner do Rosário, ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Ambos trabalharam juntos na CGU, onde o mineiro exerceu o posto de diretor de Transparência e Controle Social entre 2019 e 2022.

Nos primeiros dias à frente da subsecretaria, Breno Cerqueira participou de duas iniciativas relevantes: o lançamento do Plano de Dados Abertos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e do Portal de Dados Abertos do Estado de São Paulo.

O plano e o portal, articulados pela CGE-SP, têm como objetivo ampliar a disponibilização de informações públicas e facilitar o acesso à base de dados estaduais pela população e por diferentes setores da sociedade. Essas ações estão alinhadas com as diretrizes defendidas pela CGE-SP, que busca consolidar um ambiente de maior transparência nas práticas administrativas do governo.

Cerqueira possui sólida trajetória no setor público e experiência em gestão de integridade. Entre 2014 e 2016, foi chefe da CGU em Minas Gerais, no qual liderou iniciativas relacionadas ao combate à corrupção e ao aprimoramento da transparência pública. Ele é mestre em Direito e em Administração Pública, além de especialista em Compliance e Integridade Corporativa.

Leia também:

Moro pede vista de arma de fogo para advogado

Chefe de gabinete de Fuad se despede em grupo com secretários da PBH

Senadores votam porte de arma para advogado

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse