Ex-ministro de Dilma prepara retorno a Minas e articula a criação de novo partido

Ex-parlamentar mineiro lidera em Minas o processo de formalização da Ação Democrática
George Hilton articula retorno a Minas e coordena criação de novo partido. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ex-ministro dos Esportes e ex-deputado federal George Hilton prepara o retorno a Minas Gerais após um período sabático no estado do Rio de Janeiro. Sem mandato desde 2019, ele intensificou, nos últimos dias, as articulações em prol da criação de um novo partido, a Ação Democrática. Hilton é o responsável pela nova legenda em solo mineiro.

Nos últimos dias, o ex-ministro, que esteve no governo federal durante o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), passou a enviar mensagens a aliados e contatos políticos pedindo apoio à empreitada.

“Gostaria muito de contar com seu apoio junto aos seus amigos e familiares para a coleta de assinaturas de apoio à criação da Ação Democrática”, escreveu, em um dos trechos do texto.

A O Fator, Hilton disse que as articulações pela criação da Ação Democrática acontecem em nove estados. Segundo ele, o novo partido é gestado por lideranças que se afastaram do debate público por causa da polarização política.

“Queremos restaurar a representação das instituições políticas e do interesse público. O que temos hoje são extremos se digladiando nas casas legislativas, enfraquecendo o debate público e prejudicando a consolidação de direitos fundamentais”, pontuou.

Hilton foi nomeado ministro dos Esportes no início de 2015. Permaneceu no cargo por pouco mais de um ano e três meses, período marcado pelo rompimento de seu partido, o antigo PRB, com a base do governo federal. Na tentativa de se manter na Esplanada, migrou para o Pros.

Nos bastidores políticos da época, o PRB — hoje chamado de Republicanos — teria condicionado sua posição de neutralidade no processo de impeachment da presidente à saída de Hilton do comando da pasta, movimento interpretado como retaliação pelo rompimento com a legenda.

George Hilton construiu a trajetória política em Minas Gerais. Foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2007, antes de se eleger deputado federal por três vezes, exercendo o cargo de 2007 a 2019.

Leia também:

Ex-ministro de Dilma prepara retorno a Minas e articula a criação de novo partido

Moraes autoriza transferência de Bolsonaro da Superintendência da PF para a Papudinha

Com avanço de Ratinho ao Planalto, Zema aposta em acordo para manter PSD no palanque em MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse