O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), exonerou, nesta terça-feira (15), quatro pessoas ligadas ao ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido). Jorge Jerônimo Fraga, Lúcio Fábio Magalhães da Silva, Renata Cunha Dias Pedro e Tiago Araújo Penna Leite Gomes tiveram seus desligamentos publicados no Diário Oficial do Município (DOM).
Jorge Jerônimo Fraga e Lúcio Fábio Magalhães da Silva eram seguranças do Atlético. Fraga, chamado de Jorginho, era o segurança responsável por acompanhar Ronaldinho Gaúcho nos deslocamentos da delegação do clube durante o período em que o meia jogou no Galo, entre 2012 e 2014.
Jorginho e Lúcio Fábio foram demitidos pelo Atlético em 2020 e, pouco tempo depois, acabaram contratados pela Prefeitura de BH.
Tiago Araujo Penna Leite Gomes atuava ao lado da ex-primeira-dama Ana Laender, esposa de Kalil. Com a posse de Fuad Noman, o servidor passou a trabalhar na assessoria de comunicação da prefeitura.
Já Renata Cunha Dias Pedro é irmã do ex-vereador Cesar Gordin (PSB), que foi presidente da Galoucura, torcida organizada do Atlético.
As exonerações ocorrem em um momento em que o prefeito avança na montagem de sua equipe de governo. Uma aproximação entre Damião e o secretário de Estado de Governo de Minas, Marcelo Aro (PP), viabilizou a nomeação dos ex-vereadores Rubão (Podemos), como secretário municipal de Esportes e Lazer, e Marcos Crispim (DC), como Coordenador de Vilas e Favelas.
Para a Secretaria Municipal de Educação, após a saída do ex-secretário Bruno Barral, afastado por uma operação da Polícia Federal (PF), Damião escolheu a professora Natália Raquel Ribeiro Araújo, sua aliada pessoal.
Mudanças, ainda, na Secretaria de Segurança e Prevenção, agora sob o comando do delegado Márcio Lobato, também da cota pessoal de Damião. A pasta de Política Urbana passou a ser liderada, neste mês, por Leonardo Castro, enquanto o antigo titular do setor, André Reis, foi remanejado para a Assistência Social.