O ex-vereador belo-horizontino Rogério Alkimim, que renunciou ao cargo em 2022 em meio a uma investigação da Polícia Civil sobre a prática de “rachadinha”, tentará voltar à Câmara Municipal. Ele consta na chapa de candidatos do Avante. A nominata do partido já foi enviada à Justiça Eleitoral.
A chapa do Avante também tem outro ex-vereador: é Jair di Gregório, que se notabilizou pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois representantes do partido na atual configuração da Câmara Municipal — Claudiney Dulim e Juninho Los Hermanos — tentarão a reeleição.
O Avante aposta, ainda, em nomes como Emanuelle dos Santos Brito, a Manu Bim. Ela é filha do deputado estadual Bim da Ambulância, também filiado ao partido. A legenda, aliás, ainda não definiu quem vai apoiar na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
A reportagem acionou Alkimim por meio de mensagem para obter comentário a respeito de seu retorno à cena política. Ele respondeu com imagens referentes à atuação da organização não-governamental (ONG) que comanda, mas não abordou o questionamento a respeito da candidatura. Dois anos atrás, poucos meses após a renúncia, vale lembrar, ele se candidatou a deputado estadual.
‘Gari Gato’ de volta às urnas
A chapa do Avante ainda conta com o influenciador Tales Marcelo Alves, o “Gari Gato”.
O rapaz, que acumula 1 milhão de seguidores no Instagram, se candidatou a deputado federal em 2022 e obteve pouco mais de 6 mil votos.
Revistinhas do Celton
Outro partido a encaminhar sua nominata à Justiça Eleitoral, o Agir tem, na lista, o quadrinista Lacarmélio Alfêo de Araújo, o Celton.
Ele ficou famoso por vender, durante muitos anos, revistas em quadrinhos autorais em semáforos de BH.