Fachin sinaliza a Zema decisão sobre dívida de Minas até esta terça

Ministro do STF vai decidir se estende ou não prazo para que Estado volte a pagar parcelas da dívida
Fachin recebeu Zema e equipe nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/STF
Fachin recebeu Zema e equipe nesta segunda-feira. Foto: Divulgação/STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, durante reunião com o governador Romeu Zema e outros interlocutores do governo mineiro, que irá publicar sua decisão sobre entender ou não a liminar da dívida de Minas até, no máximo, esta terça-feira (16). A informação foi confirmada a O Fator por membros do Estado que participaram do encontro, nesta segunda (15).

Se aceitar o apelo do governo de Minas, corroborado pelo Senado, Fachin pode estender o prazo para que Minas não pague as parcelas da dívida com a União até que uma nova solução, como o Propag, proposto por Rodrigo Pacheco (PSD), seja votado e aderido.

Apesar da “reunião positiva”, como classificaram alguns interlocutores, a ânsia do governo de Minas é urgente. Sem um sinal positivo pela extensão da liminar, a Assembleia Legislativa planeja votar, em 1° turno, nesta tarde, o projeto de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) – defendido por Zema há cinco anos, mas que boa parte dos parlamentares não apoia por conta da impopularidade do tema junto, principalmente, ao funcionalismo.

O clima na Assembleia é de tensão: nem deputados da base do governador nem da oposição querem votar, ao mesmo tempo que a Casa entende que não pode ficar inerte quanto ao debate da dívida estadual.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse