O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, vai assumir a presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A decisão foi tomada pela cúpula do governo de Romeu Zema (Novo) após o atual presidente da estatal, Guilherme Duarte, pedir exoneração do cargo nesta quarta-feira (19).
Pelo que O Fator apurou, a escolha pelo nome de Passalio foi estratégica para atuar no processo de privatização da estatal, cujo projeto de lei já foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A ida da ex-secretária Luísa Barreto para a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) passou por entendimento semelhante do cenário das privatizações – e federalizações, com a possível adesão ao Propag.
Passalio é o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico desde o final de 2021. A secretaria, entre outras funções, lida com a gestão das estatais de Minas.
O governo, agora, debate quem irá assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico no lugar de Passalio. Já existem favoritos, mas o martelo não foi batido.