Filiado ao PT, ‘quase vice’ de Marcio Lacerda é nomeado na Prefeitura de BH

Luiz Fortini, agora chefe de um dos setores da SLU, chegou a ser cotado para disputar a eleição para o poder Executivo em 2012
Foto mostra a fachada da Prefeitura de BH
Entre idas e vindas, grupo de Tibé parece ter se acertado com a prefeitura. Foto: PBH/Divulgação

Em meio às articulações que ainda tentam demover o PT da ideia de lançar a candidatura do deputado federal Rogério Correia à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em prol do apoio à reeleição do prefeito Fuad Noman (PSD), um quadro tido como de bom trânsito entre todas as correntes petistas foi nomeado em um cargo do Executivo municipal. Trata-se do engenheiro Luiz Gustavo Fortini Martins Teixeira, agora chefe da diretoria operacional da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

A nomeação consta na edição de sábado (27) do Diário Oficial do Município (DOM). Engenheiro de carreira da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Fortini não é um petista qualquer. Prova disso é que às vésperas da eleição de 2012, seu nome foi uma das possibilidades defendidas pelo então vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), para substituí-lo como companheiro de chapa de Marcio Lacerda (PSB).

Nos momentos finais das articulações, porém, o PT rompeu com o PSB e lançou a candidatura do deputado federal Patrus Ananias. Lacerda, vale lembrar, conseguiu a reeleição.

Na semana passada, Fuad também nomeou Ícaro Gabriel Ferreira dos Santos, ex-assessor do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Apesar de Reginaldo ser um dos petistas que defendiam o apoio ao atual prefeito, O Fator apurou que a escolha por Ícaro não teve cunho político. Na prática, o Executivo municipal teria contratado apenas mais um servidor para atuar no setor de comunicação.

No PT, o discurso é semelhante. A avaliação é que as nomeações são pontuais e sem qualquer relação com a legenda.

O presidente do diretório do PT em Belo Horizonte, Guima Jardim, disse desconhecer que Fortini faça parte de alguma das correntes do PT. “Não o vejo desde a eleição de 2012”, afirmou. Guima também destacou que Fortini é funcionário de carreira da PBH. 

A reportagem também acionou o secretário Municipal de Governo da PBH, Anselmo José Domingos, para obter comentários a respeito das nomeações. Se houver resposta, este texto será atualizado.

Em que pese as articulações para unir PT e PSD em BH, Rogério Correia mantém a pré-candidatura. O deputado tem o apoio de cinco outros partidos: PV, PCdoB, Rede, Psol e PCB. O esforço, agora, é para atrair o PDT da deputada federal Duda Salabert, também pré-candidata.

Leia também:

Mudanças climáticas e eleições municipais

Rogério Correia aposta em ministros de Lula para tentar alavancar campanha em BH

Vale diz a autoridades ter identificado duas trincas em barragem em Ouro Preto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse