Fim das férias de Pacheco deve acelerar nomeações na Prefeitura de BH

Volta do senador às atividades políticas é vista como marco na intensificação dos diálogos com aliados de Fuad
Rodrigo Pacheco
Senador terá audiências em seu gabinete, impedindo o comparecimento à reunião. Foto: Agência Senado

Prevista para esta semana, a volta do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao Brasil após período de férias no exterior deve ajudar a acelerar o processo de nomeações no primeiro escalão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Antes do recesso de Pacheco, aliados do senador, correligionário do prefeito licenciado Fuad Noman, solicitaram a Álvaro Damião (União Brasil), vice-prefeito e chefe interino do Executivo municipal, que não anunciasse novos secretários em fevereiro.

Pacheco terá participação nas articulações com os partidos que apoiaram a reeleição de Fuad. Na secretaria municipal de Esportes e Lazer, por exemplo, PSDB e Solidariedade seguem disputando a indicação do titular da pasta. Os tucanos buscam emplacar Reinaldinho Oliveira, ex-vereador e primeiro suplente da federação com o Cidadania na Câmara Municipal. Já o Solidariedade defende a nomeação de José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei, que já atuou no governo de Minas Gerais.

Outro posto ainda indefinido é o de coordenador de Vilas e Favelas, cargo criado após a aprovação da reforma administrativa em dezembro de 2024. Partidos como PT, PDT e Cidadania mantêm diálogo com o núcleo político da prefeitura, mas ainda sem definição sobre os espaços que terão na segunda gestão liderada por Fuad.

Na sexta-feira (7), a prefeitura ganhou fôlego na interlocução com a Câmara Municipal. O veto de Fuad a uma emenda de Wagner Ferreira (PV) para acelerar a nomeação de 600 candidatos remanescentes no último concurso da Guarda Municipal foi mantido com a aprovação de 27 parlamentares. Apenas oito vereadores votaram pelo aval à emenda.

Desde janeiro, há, nos bastidores da prefeitura, uma disputa por espaço e autonomia entre os grupos políticos de Damião e Fuad. De parte a parte, o clima de “guerra fria” entre as diferentes alas é visto como um obstáculo que precisa ser superado.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse