Será o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, o responsável por bater o martelo sobre a escolha do candidato do partido à Prefeitura de Belo Horizonte: ou o senador Carlos Viana, hoje no Podemos, ou o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (sem partido).
Viana e Gabriel seguem com conversas avançadas com o Republicanos. Na semana retrasada, o filho do senador, o deputado federal Samuel Viana, se filiou ao partido em cerimônia que contou com a presença do pai e de outros dirigentes. Gabriel, por sua vez, já manteve contato com Marcos Pereira e com o deputado federal Gilberto Abramo, presidente do diretório do partido em BH.
Interlocutores ligados ao Republicanos disseram ao FATOR que a ideia é filiar o máximo possível de deputados federais, e nisso Viana teria vantagem por causa do filho.
Enquanto a situação se mantém aberta, segue agendada, para os próximos dias, uma nova reunião entre Pereira e Gabriel Azevedo.
A propósito, dentro do Republicanos há, ainda, o deputado estadual Mauro Tramonte, recordista de votos à Assembleia mineira na eleição de 2018. Apesar de “bom de voto”, Tramonte já contou a interlocutores que não pretende ser candidato a prefeito.