O Ministério do Meio Ambiente informou a O Fator na tarde desta quinta (19) que vai corrigir um comunicado à imprensa sobre desmatamento no Cerrado após um alerta do jornal.
O ministério publicou ontem nota intitulada ‘Desmatamento cai 77,2% no Pantanal e 57,2% no Cerrado entre agosto e novembro de 2024’. Vários outros canais do governo, como a Secom do Planalto, a Casa Civil e a Agência Gov, reproduziram as informações incorretas.
A informação no título está errada, como O Fator notou ao consultar os dados na plataforma TerraBrasilis, mantida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De agosto a novembro deste ano, os alertas de desmatamento no Cerrado somaram 1.221 km², e não apenas 818 km² como informado pelos canais do governo.
Os alertas de fato somaram cerca de 818 km² em um período mais curto, de setembro a novembro – portanto, excluindo agosto do cálculo.
A redução do desmatamento nesses quatro meses de 2024 comparados com o mesmo período no ano passado foi de 48,4% – menor do que a redução que o governo anunciou, de 57,2%, que vale apenas considerando-se o período de setembro a novembro.
“As informações serão retificadas nas páginas do MMA e demais”, disse o Meio Ambiente, em nota.
Leia também: Governo Lula corrige nota sobre Mapa da Fome após alerta de ‘O Fator’