O governo de Minas Gerais autorizou a concessionária Metrô BH, empresa responsável pela operação do trem urbano de Belo Horizonte, a continuar com os estudos para alterações na futura linha 2 do modal, entre o Barreiro e o Calafate. A concessionária deseja mudar o projeto original e construir apenas uma linha no acesso entre as estações Ferrugem e Barreiro. Inicialmente, duas linhas seriam construídas entre os pontos de parada.
A autorização para a continuidade dos estudos, entretanto, é preliminar, e não representa aval definitivo às mudanças pleiteadas. A O Fator, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) informou que a Metrô BH terá de apresentar “todos os estudos e simulações necessárias ao cumprimento do contrato, devendo, inclusive, analisar os impactos de novas integrações e expansões do sistema”.
A Seinfra também destacou que, de acordo com o contrato de concessão, a eventual economia obtida pela concessionária em relação ao projeto original deve ser reequilibrada em favor do estado. Portanto, todo valor economizado com a não construção de uma segunda linha precisa ser aplicado em outras ações ligadas à implantação do novo itinerário do modal ferroviário.
Conflito com área da MRS Logística
O pedido de alteração foi feito porque a construção de dois acessos poderia se “embolar” a linhas férreas já existentes, localizadas no pátio de manobras da empresa MRS Logística. O terreno da empresa fica justamente no percurso entre as estações Barreiras e Ferrugem.
O pátio da MRS, aliás, é uma concessão do governo federal. À época da renovação da autorização para o uso da malha ferroviária por parte da empresa, em julho de 2022, ficou definido que a companhia de logística e a Metrô BH deveriam estudar, conjuntamente, os meandros da implantação da Estação Barreiro.
A solução, então, foi compatibilizar as operações do trem urbano e dos vagões da MRS.
“Dessa forma, o metrô utilizará, no modelo apresentado, a atual linha 1 do pátio”, explicou a Seinfra.
Expansão prevista no contrato
O contrato de concessão prevê a implantação de sete estações ao longo dos aproximadamente 10 quilômetros de extensão da futura linha 2. São elas: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
As estações Ferrugem e Barreiro estarão separadas por cerca de dois quilômetros. Será a maior distância entre os pontos de parada da linha 2.
O projeto do novo itinerário tem, ainda, uma superestrutura de duas vias para o Metrô BH, bem como 700 metros da interligação com a linha 1, que vai da Estação Vilarinho, em Venda Nova, ao Eldorado, já em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).