O governador Romeu Zema (Novo) nomeou, nesta sexta-feira (29), Matheus Guimarães Novais como novo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), conforme antecipou O Fator. Na mesma edição do Diário Oficial, foram publicadas as nomeações de Anderson Tavares Abras para vice-diretor do órgão e a exoneração de Rodrigo Tavares, que ocupava a chefia desde 2022.
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Novais atuava como diretor-adjunto do DER. Abras, por sua vez, ocupava o cargo de diretor de Construção do departamento.
A mudança no comando do órgão tem forte componente político. Segundo interlocutores, a saída de Rodrigo Tavares foi resultado de articulação do deputado federal Pinheirinho (PP), presidente do Progressistas em Minas, com foco na disputa eleitoral de 2026.
Pinheirinho é do mesmo partido do secretário de Governo, Marcelo Aro, hoje apontado como principal nome para receber o apoio de Zema na corrida ao Senado. Em um passado recente, Aro teria se incomodado com a possibilidade de Tavares, cotado para a Câmara dos Deputados e com amplo acesso aos prefeitos pelo perfil e pelo posto ocupado no DER-MG, disputar o cargo pelo PL em 2026. Ao atrair votos para a legenda, a estratégia eleitoral do Novo poderia ser afetada.
A avaliação nos bastidores é que, com o novo comando técnico, Pinheirinho e Aro darão as cartas.
Zema agradece ex-diretor
Rodrigo Tavares deixa o DER-MG após três anos à frente do órgão. Em nota, o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões agradeceram a contribuição do ex-diretor, destacando a liderança do gestor no programa Caminhos para Avançar, considerado o maior projeto de recuperação rodoviária das últimas décadas em Minas.
“Só tenho a agradecer ao trabalho de excelência realizado pelo Rodrigo à frente do DER. Juntos, conseguimos dar andamento à recuperação de mais de 5 mil km de rodovias em Minas, além de tirar do papel intervenções aguardadas há mais de 30 anos, como novos contornos, pontes e acessos”, afirmou Zema.