O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), está se movimentando para trocar o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga, pelo ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB), Rossieli Soares, conforme apurou O Fator. Rossieli deixou a Secretaria de Educação do Pará no mês passado.
Profissional de carreira da rede estadual de ensino público, Alvarenga estava em viagem a Juiz de Fora, na Zona da Mata, quando foi convocado para uma reunião em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (15).
Já Rossieli, antes da experiência no Pará, atuou como secretário de Educação de São Paulo e do Amazonas, para onde uma equipe do diretório mineiro do Partido Novo viajou, também em junho, para debater a pré-candidatura presidencial do governador Romeu Zema (Novo).
Rossieli foi condenado por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) por omissão em fornecer documentos necessários a processo investigatório do Ministério Público em 2017. Ele também já foi acusado por usar a máquina pública para aparelhar sua campanha a deputado estadual de São Paulo, em 2022. À época, concorreu pelo PSDB.
Igor Alvarenga assumiu o comando da Educação pública estadual em agosto de 2022, na vaga de Júlia Sant’Anna.
A assessoria de Rossieli Soares entrou em contato com O Fator para dizer que ele não foi condenado no âmbito da ação oferecida pelo MP do Amazonas. Antes da publicação deste texto, contudo, a reportagem acessou uma matéria produzida pelo MP-AM dando conta da condenação.