Governo Zema estuda enviar privatização da Copasa para ALMG ainda em 2024

Estado avalia que legislação sobre federalização da estatal não trará mais benefícios do que a venda
Em 2023, governo chegou a preparar texto, mas ouviu da ALMG que não teria votos para aprovar. Foto: Divulgação
Em 2023, governo chegou a preparar texto, mas ouviu da ALMG que não teria votos para aprovar. Foto: Divulgação

O governo Zema estuda enviar, ainda em novembro, o projeto de privatização da Copasa para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Fator apurou que o texto está próximo de ficar pronto e que, internamente, no Estado, há uma expectativa de que ele comece a tramitar já no primeiro semestre de 2025, depois da eleição da Mesa Diretora da Casa, em fevereiro – que vai carimbar a reeleição de Tadeu Martins Leite (MDB) no comando do Legislativo estadual.

Apesar de meses de discussão sobre uma possível federalização da estatal de saneamento e tratamento de água, o governo mineiro avalia que a legislação federal sobre a federalização de estatais estaduais não dará “incentivos” a mais do que a privatização. Ou seja, entre as duas possibilidades para captar receita, o Estado deve mesmo preferir anunciar a Copasa ao mercado.

Não é a primeira vez que o governo Zema prepara o envio do projeto da privatização da Copasa para a ALMG. Em junho de 2023, o projeto chegou a ficar “pronto”, mas auxiliares do governador ouviram de emissários da Assembleia que, se o texto fosse enviado, não teria votos para ser aprovado.

O momento, agora, é diferente. A avaliação no Estado é que se o líder do governo na Casa, João Magalhães (MDB), conseguir unir a base governista pelo projeto, Tadeu não demonstrará resistências e vai colocar o texto para tramitar nas comissões temáticas.

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse