Gustavo Santana vence queda de braço no PL por 1ª Secretaria da ALMG

Antônio Carlos Arantes, que sinalizou possibilidade de disputar a reeleição ao cargo, não vai concorrer
O deputado estadual Gustavo Santana
O deputado estadual Gustavo Santana. Foto: Alexandre Netto/ALMG

O deputado estadual Gustavo Santana venceu a queda de braço interna no PL pelo posto de 1° Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Santana será o único concorrente à vaga na eleição da Mesa Diretora, marcada para esta quarta-feira (4). Atual ocupante do cargo, Antônio Carlos Arantes chegou a ensaiar uma candidatura avulsa, mas não se registrou para participar do pleito.

A disputa entre os dois parlamentares do PL acabou gerando uma crise no partido. Como mostrou O Fator na noite dessa terça-feira (3), Santana obteve apoio à candidatura por meio de assinaturas de alguns dos correligionários a um ofício sobre o tema. 

Arantes, por sua vez, nutria a percepção de que conseguiria disputar a reeleição e chegou a buscar o apoio de colegas para tal. Por isso, embora lideranças da Assembleia trabalhassem para evitar um embate em plenário, a possibilidade de os dois nomes serem submetidos a uma votação estava no horizonte.

Santana se ampara na tese de que é preciso haver rodízio no comando da 1ª Secretaria. O ocupante do cargo atua como uma espécie de “síndico” da Assembleia e tem de resolver questões ligadas ao funcionamento administrativo da Casa.

A eleição da Mesa da Assembleia está marcada para começar às 10h. O pleito reconduzirá Tadeu Martins Leite, do MDB, à presidência do Legislativo.

Leia também:

Após 3 meses, projeto de Pacheco para refinanciar dívidas estaduais será votado pela Câmara

Denúncia sobre servidores que ‘fugiam’ do trabalho faz Câmara da Grande BH firmar acordo com MPMG

Gustavo Santana vence queda de braço no PL por 1ª Secretaria da ALMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse