O deputado estadual Gustavo Santana venceu a queda de braço interna no PL pelo posto de 1° Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Santana será o único concorrente à vaga na eleição da Mesa Diretora, marcada para esta quarta-feira (4). Atual ocupante do cargo, Antônio Carlos Arantes chegou a ensaiar uma candidatura avulsa, mas não se registrou para participar do pleito.
A disputa entre os dois parlamentares do PL acabou gerando uma crise no partido. Como mostrou O Fator na noite dessa terça-feira (3), Santana obteve apoio à candidatura por meio de assinaturas de alguns dos correligionários a um ofício sobre o tema.
Arantes, por sua vez, nutria a percepção de que conseguiria disputar a reeleição e chegou a buscar o apoio de colegas para tal. Por isso, embora lideranças da Assembleia trabalhassem para evitar um embate em plenário, a possibilidade de os dois nomes serem submetidos a uma votação estava no horizonte.
Santana se ampara na tese de que é preciso haver rodízio no comando da 1ª Secretaria. O ocupante do cargo atua como uma espécie de “síndico” da Assembleia e tem de resolver questões ligadas ao funcionamento administrativo da Casa.
A eleição da Mesa da Assembleia está marcada para começar às 10h. O pleito reconduzirá Tadeu Martins Leite, do MDB, à presidência do Legislativo.