Guti da Premoldados lidera disputa pela Prefeitura de Brumadinho, mostra pesquisa O Fator/Ver

Ex-secretário aparece com 40% das intenções de voto; Guilherme Morais, o segundo colocado, tem 34%
Guti da Premoldados (Avante) e Guilherme Morais (PSD)
Guti da Premoldados (Avante) e Guilherme Morais (PSD) encabeçam disputa pela Prefeitura de Brumadinho. Foto: Guti da Premoldados + Divulgação

O ex-secretário municipal Guti da Premoldados (Avante) lidera as intenções estimuladas de voto para prefeito de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com 40% dos entrevistados escolhendo o nome do político. É o que mostra a pesquisa O Fator/Ver, um dos levantamentos contratados por O Fator junto ao Instituto Ver sobre as disputas municipais em Minas Gerais. A pesquisa ouviu 1 mil moradores de Brumadinho, entre os dias 28 e 30 de julho.

Na segunda colocação, aparece o ex-vereador Guilherme Morais (PSD), escolhido por 34%. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Indecisos, por sua vez, somam 15% e representam o terceiro maior grupo da pesquisa. O número de nulos e brancos registra 6% e aparece com o quarto maior índice na disputa.

Alessandra do Brumado (Novo) e Reinaldo Fernandes (PT) estão empatados com 2% cada. Thiago Stanley (PL) tem 1%. Por causa da margem de erro, há empate técnico entre os três pré-candidatos.

No cenário estimulado, vale lembrar, os eleitores se posicionam a partir de uma lista de pré-candidatos mostrada pelos pesquisadores. 

Cenário espontâneo

Na sondagem espontânea, em que os entrevistados podem citar livremente o nome de eventuais concorrentes, 41% não souberam opinar. Apesar disso, Guti da Premoldados tem 27%, contra 23% de Guilherme Morais. Cinco por cento dos participantes se abstiveram.

Foram citados, também, nomes como o atual prefeito, Nenen da Asa, Gabriel Parreiras, vice na chapa de Morais, e Reinaldo Fernandes. Todos eles tiveram 1% das menções.

Rejeição

Reinaldo Fernandes tem a maior rejeição entre os nomes: 67% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência, aparecem Alessandra do Brumado, com 61%, e Thiago Stanley, com 56%.

Os líderes das intenções estimuladas de voto são os que apresentam a menor rejeição: Guilherme Morais tem 32%; Guti da Premoldados, 30%. 

A pesquisa O Fator/Instituto Ver foi contratada pela Fator Comunicação Ltda. Os dados foram coletados de 28 a 30 de julho, em 1 mil entrevistas com moradores de Brumadinho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança é de 95%. O levantamento pode ser encontrado na base de dados da Justiça Eleitoral sob o código TRE MG-03501/2024.

Leia também:

Quem é o empreendedor brasileiro?

O cálculo eleitoral que ajuda a explicar a ausência de Fuad em debate

Rodízio de veículos em Belo Horizonte: é chegado o momento?

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse