Quem quiser participar do lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à Presidência da República nas eleições de 2026 terá que pagar R$ 100. Esse é o valor cobrado pelo partido Novo no site de inscrições para o evento. As vendas já estão no quinto lote.
O lançamento será realizado no próximo sábado (16), às 10h, em um centro de convenções de São Paulo. O espaço tem capacidade para receber até 1.200 pessoas e, além de quem adquirir o ingresso, o governador também convidou deputados da base na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Na hora da compra, também há um aviso de que a “contribuição” não deve ultrapassar 10% da renda bruta auferida no ano anterior. Pela legislação eleitoral, esse limite se aplica a doações para campanhas, feitas durante o período eleitoral ou na arrecadação prévia vinculada a uma candidatura registrada.
No início da noite desta quarta-feira (13), O Fator questionou a assessoria de imprensa do partido Novo sobre a destinação do valor arrecadado, se será utilizado na campanha, o número de ingressos vendidos até o momento, quantos ingressos continuam disponíveis e se filiados também pagam a mesma quantia. O espaço permanece aberto para manifestações.
Teve que adiantar
Como O Fator mostrou, Zema antecipou o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República para este sábado após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizar a correligionários que o governador não era o nome ideal para representar a direita em 2026.
A avaliação no entorno de Bolsonaro é de que Zema não se comprometeu totalmente com pautas bolsonaristas e não teria força suficiente para encarar a disputa. A percepção se estende à possibilidade de ele ser vice.