Itaminas firma acordo com empresa de Abu Dhabi para rotas diretas de minério de ferro ao Oriente Médio

Parceria amplia presença da empresa no mercado internacional e abre espaço para novas oportunidades no setor mineral brasileiro
A empresa possui uma capacidade produtiva de 15,5 milhões de toneladas anuais. Foto: Itaminas/Divulgação
Com a nova composição societária, a companhia seguirá na execução de seu plano de investimentos de longo prazo. Foto: Itaminas/Divulgação

A mineradora brasileira Itaminas selou, no último dia 22, um acordo de cooperação com a Hafeet Rail em Abu Dhabi. O objetivo do entendimento é criar um polo logístico e comercial para a exportação direta de minério de ferro produzido em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, para Omã e Emirados Árabes Unidos.

O acordo prevê a integração da cadeia de suprimentos da mineração, com o transporte de minério de ferro por meio de infraestrutura ferroviária entre o Brasil e o Oriente Médio. A parceria permite que a Itaminas amplie sua presença internacional e estruture um corredor logístico que abrirá novas oportunidades de mercado para outras empresas do setor mineral brasileiro.

A Hafeet Rail, formada por grupos de Omã e dos Emirados, é responsável por operar a primeira ferrovia transfronteiriça da região. A empresa atua como integradora logística, conectando portos, zonas industriais e centros consumidores. O acordo entre as partes permite operações conjuntas, compartilhamento de infraestrutura e troca de conhecimento técnico.

O CEO da Itaminas, Thiago Toscano, e o CEO da Hafeet Rail, Ahmed AlMusawa AlHashemi, assinaram o documento, com presença de membros do conselho e da diretoria da mineradora brasileira. O acordo estratégico entre a Itaminas e o Porto Sudeste viabiliza o escoamento competitivo do minério para o Golfo.

A iniciativa tem impacto direto em Minas Gerais, onde está concentrada a maior parte da produção mineral do Brasil. Novas rotas de exportação ampliam o mercado para o minério de ferro mineiro, geram empregos e impulsionam a economia local. O projeto fortalece o Brasil como fornecedor de recursos naturais, alinhado a compromissos globais de sustentabilidade e diversificação de mercados.

Com o acordo, a Itaminas assume posição central na abertura de rotas comerciais diretas entre o Brasil e países do Oriente Médio, reforçando a integração logística e a participação brasileira na transição energética global. A movimentação amplia as possibilidades de diversificação dos destinos de exportação e fortalece a atuação internacional da mineração nacional.

Leia também:

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

A cidade mineira que terá de cobrir rombo previdenciário causado por investimento no Master

Por que Minas vai receber R$ 30 milhões de pacote federal para enfrentamento a desastres climáticos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse