João Leite quer ser candidato em BH, mas PSDB e Cidadania adotam cautela

Ex-deputado quer ir para a eleição, mas partidos ainda debatem vias
Dirigentes de PSDB e Cidadania estiveram com o ex-deputado nesta quarta. Foto: Divulgação
Dirigentes de PSDB e Cidadania estiveram com o ex-deputado nesta quarta. Foto: Divulgação

A reunião entre dirigentes do PSDB e do Cidadania com o ex-deputado estadual João Leite, nesta quarta-feira (17), não resultou em nenhum “martelo batido” sobre a candidatura do ex-parlamentar para a Prefeitura de Belo Horizonte.

O Fator apurou que João Leite confirmou aos presentes no encontro que quer, mesmo, ser candidato. O ex-deputado tem a simpatia e o apoio do PSDB, mas ouviu que precisa, ainda, estar aberto à possibilidade de compor com outras candidaturas.

No Cidadania, a ex-vereadora Luzia Ferreira é a principal interlocutora contrária à candidatura de Leite: defende que o grupo apoie a reeleição de Fuad Noman (PSD). Apesar disso, o partido não deve ser tão crucial na decisão: o Cidadania já garantiu, em acordo com os tucanos, ter a preferência dos recursos eleitorais para sua chapa de candidatos à Câmara de BH.

Já o PSDB até possui alas que defendem a candidatura própria – na avaliação destes, o partido pouco irá ganhar apoiando as candidaturas que estão postas e, por isso, deveria focar em expor seus quadros e a imagem da legenda. Além de, claro, colocar em campo o conhecido João Leite, que vem pontuando bem nas pesquisas.

Desde 2022, PSDB e Cidadania formam uma federação partidária (ou seja, precisam caminhar juntos e atuar como se fossem uma só legenda).

Participaram da reunião, nesta quarta, assessores e dirigentes dos dois partidos – incluindo os presidentes estaduais do Cidadania, o deputado estadual João Vitor Xavier, e do PSDB, o deputado federal Paulo Abi-Ackel.

Em nota, o diretório estadual da federação afirmou que a Federação PSDB – Cidadania confirma a pré-candidatura de João Leite à Prefeitura de Belo Horizonte e que, na reunião, “foi decidido, com o apoio unânime dos dirigentes, que João Leite é o pré-candidato que representa os interesses e valores da Federação. Não há vozes dissonantes no grupo, e todos estão unidos em torno de sua pré-candidatura”.

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse