O jornal satírico americano The Onion anunciou nesta quinta (14) ter comprado o InfoWars, antigo site de extrema-direita criado pelo conspirador Alex Jones.
O Onion (A Cebola) é um jornal de humor semelhante ao brasileiro Sensacionalista ou ao trabalho da equipe do Casseta & Planeta.
Em 2022, famílias das vítimas do massacre da Escola de Sandy Hook venceram um processo judicial de difamação contra Jones e sua empresa, no valor de US$ 1,4 bilhão. Meses depois, Jones declarou falência. O InfoWars foi a leilão como parte do processo de falência, e o lance do Onion foi o vencedor.
A chacina de Sandy Hook ocorreu em 2012, no estado do Connecticut. O atirador matou 26 pessoas, sendo 20 crianças, e depois se matou.
Em 2012 e 2013, Jones contou várias mentiras sobre o caso, inclusive que “ninguém morreu” e que tratava-se de uma “operação de bandeira falsa”, ou seja, cometida por algum grupo disfarçado. É comum na extrema-direita ventilar teorias da conspiração sobre situações assim, como por exemplo sugerir que havia “infiltrados” de esquerda no ataque bolsonarista de 8 de Janeiro.
“Com uma astuta mistura de paranoia delirante e truques duvidosos de nutrição antienvelhecimento, eles [o InfoWars] se esforçam para tornar a vida mais assustadora e mais longa para todos, uma meta louvável. Eles são um verdadeiro unicórnio, capazes de inspirar simultaneamente apoio público a bilionários e atiçar a indignação contra um governo federal inepto que pode assassinar John Kennedy, mas não consegue nem colocar um homem na Lua” – diz comunicado do Onion, fazendo referência a teorias da conspiração famosas.
O Onion declarou ao New York Times ter contado com a benção das famílias das vítimas de Sandy Hook para fazer a compra.
A ONG antiarmas Everytown for Gun Safety, fundada após a chacina na escola, vai publicar anúncios no novo InfoWars, que vai ao ar em janeiro.
Alex Jones virou modelo para vários youtubers da direita brasileira. Ele também inspirou a nova versão de um personagem famoso da ficção.
Nos quadrinhos do Homem-Aranha e na trilogia de filmes de Sam Raimi dos anos 2000, J. Jonah Jameson é o malvado editor do Clarim Diário, um jornal impresso em Nova York.
Já nos filmes Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), Jameson é apresentador de um canal na internet, com todo o jeitão de Alex Jones.