Jornal satírico compra site de extrema-direita InfoWars

Modelo para direita bolsonarista, site foi desativado após falência do blogueiro Alex Jones
Alex Jones em palestra
Alex Jones, ex-dono do extinto InfoWars, em palestra neste ano em Detroit: perdeu tudo. Foto: Gage Skidmore/Flickr

O jornal satírico americano The Onion anunciou nesta quinta (14) ter comprado o InfoWars, antigo site de extrema-direita criado pelo conspirador Alex Jones.

O Onion (A Cebola) é um jornal de humor semelhante ao brasileiro Sensacionalista ou ao trabalho da equipe do Casseta & Planeta.

Em 2022, famílias das vítimas do massacre da Escola de Sandy Hook venceram um processo judicial de difamação contra Jones e sua empresa, no valor de US$ 1,4 bilhão. Meses depois, Jones declarou falência. O InfoWars foi a leilão como parte do processo de falência, e o lance do Onion foi o vencedor.

A chacina de Sandy Hook ocorreu em 2012, no estado do Connecticut. O atirador matou 26 pessoas, sendo 20 crianças, e depois se matou.

Em 2012 e 2013, Jones contou várias mentiras sobre o caso, inclusive que “ninguém morreu” e que tratava-se de uma “operação de bandeira falsa”, ou seja, cometida por algum grupo disfarçado. É comum na extrema-direita ventilar teorias da conspiração sobre situações assim, como por exemplo sugerir que havia “infiltrados” de esquerda no ataque bolsonarista de 8 de Janeiro.

“Com uma astuta mistura de paranoia delirante e truques duvidosos de nutrição antienvelhecimento, eles [o InfoWars] se esforçam para tornar a vida mais assustadora e mais longa para todos, uma meta louvável. Eles são um verdadeiro unicórnio, capazes de inspirar simultaneamente apoio público a bilionários e atiçar a indignação contra um governo federal inepto que pode assassinar John Kennedy, mas não consegue nem colocar um homem na Lua” – diz comunicado do Onion, fazendo referência a teorias da conspiração famosas.

O Onion declarou ao New York Times ter contado com a benção das famílias das vítimas de Sandy Hook para fazer a compra.

A ONG antiarmas Everytown for Gun Safety, fundada após a chacina na escola, vai publicar anúncios no novo InfoWars, que vai ao ar em janeiro.

Alex Jones virou modelo para vários youtubers da direita brasileira. Ele também inspirou a nova versão de um personagem famoso da ficção.

Nos quadrinhos do Homem-Aranha e na trilogia de filmes de Sam Raimi dos anos 2000, J. Jonah Jameson é o malvado editor do Clarim Diário, um jornal impresso em Nova York.

Já nos filmes Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), Jameson é apresentador de um canal na internet, com todo o jeitão de Alex Jones.

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse