Justiça proíbe vereador de fazer inspeção em hospital particular de BH

Claudiney Dulim (Avante) havia agendado visita ao Hospital Madre Teresa para averiguar condições de trabalho de enfermeiros
O vereador Claudiney Dulim
O vereador Claudiney Dulim. Foto: CMBH/Divulgação

A Justiça de Minas Gerais concedeu liminar impedindo que o vereador belo-horizontino Claudiney Dulim, do Avante, faça uma visita técnica ao Hospital Madre Teresa, instituição privada da capital mineira. A decisão foi proferida pela juíza Bárbara Heliodora Quaresma Bomfim Bicalho, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal.

O caso teve início quando o vereador Dulim, que se intitula “defensor da enfermagem”, agendou uma visita técnica ao hospital para esta sexta-feira (6). O objetivo declarado da atividade da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) era averiguar as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem e a prestação de serviços da rede conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contudo, o Hospital Madre Teresa, por meio de sua mantenedora, o Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, impetrou um mandado de segurança argumentando que tal fiscalização extrapola as atribuições de um vereador.

Na decisão, a juíza concordou com o argumento do hospital, destacando que a função do parlamentar municipal é legislar sobre assuntos de interesse local e fiscalizar órgãos e entidades da administração pública da cidade, não cabendo a ele realizar fiscalização direta sobre a gestão interna de uma instituição privada.

A magistrada observou que, embora o requerimento do vereador mencionasse a fiscalização de serviços do SUS, o verdadeiro objetivo parecia ser averiguar questões trabalhistas, como o pagamento do piso salarial da enfermagem e condições laborais. Tais atribuições, segundo a decisão, seriam de competência do Conselho Profissional de Enfermagem e do Ministério do Trabalho, não do Poder Legislativo municipal.

Diante disso, a liminar foi concedida, determinando que Dulim não promova a visita técnica agendada. O caso agora segue para análise do mérito, com a possibilidade de manifestação das partes envolvidas e do Ministério Público antes da sentença final.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse