Kassab se reunirá com prefeitos e deputados do PSD mineiro em BH

Legenda ocupa, desde as eleições de 2024, o posto de partido com o maior número de prefeitos em Minas Gerais
Presidente nacional do PSD é secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo. Foto: Associação Paulista de Municípios

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estará em Belo Horizonte no dia 15 de setembro para um encontro com prefeitos e deputados do partido em Minas Gerais. A sigla chegou a programar um encontro nacional para a capital mineira, em março deste ano. A morte do então prefeito Fuad Noman, que era filiado ao partido, inviabilizou a atividade.

Nas eleições de 2024, o PSD se tornou o partido com o maior número de prefeitos no estado. Dos 853 municípios mineiros, 143 deram a vitória nas urnas a correligionários de Kassab.

Após declarar neutralidade no segundo turno das eleições de 2022, disputado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a legenda passou a integrar a base do governo Lula em 2023. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é um dos três nomes do PSD na Esplanada dos Ministérios. Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca) completam a lista.

No Congresso Nacional, o partido é representado na bancada mineira pelo senador Rodrigo Pacheco e pelos deputados federais Diego Andrade, Igor Timo, Luiz Fernando Faria, Misael Varella e Stefano Aguiar.

Já na Assembleai Legislativa, o PSD tem, além de seu presidente estadual, Cássio Soares, líder do bloco governista “Minas em Frente”, outros nove deputados estaduais: Adaclever Lopes, Delegado Christiano Xavier, Doutor Wilson Batista, Duarte Bechir, Elismar Prado, Gil Pereira, Leandro Genaro, Rafael Martins e Tito Torres.

Para a corrida presidencial de 2026, Kassab sinalizou na última semana que o partido só não terá candidatura própria caso se alie ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente nacional do PSD é secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.

No partido, são avaliados para a disputa os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Junior, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse