Leninha é a nova presidente do PT em Minas Gerais

Vitória da deputada estadual na eleição interna do partido foi matematicamente confirmada perto das 12h desta terça-feira (15)
A deputada estadual Leninha é a nova presidente do PT mineiro
A deputada estadual Leninha é a nova presidente do PT mineiro. Foto: Ramon Bittencourt/ALMG

A deputada estadual Leninha é a nova presidente do PT em Minas Gerais. A vitória dela na eleição interna do partido foi matematicamente confirmada por volta das 12h desta terça-feira (15), quando a apuração chegou a 86,5% das cidades do estado. Segundo a última parcial, a parlamentar tinha 56,46% dos votos válidos, ante 21,9% do professor de História Juanito Vieira e 15,33% do advogado Esdras Juvenal Queiroz.

Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Leninha sucederá o colega de bancada Cristiano Silveira no comando do PT mineiro. O mandato á frente da Executiva estadual terá quatro anos de duração.

O restante da composição da cúpula do diretório, como os cargos de vice-presidente, serão definidos após a apuração dos votos dados às chapas proporcionais, que concorrem separadamente. Na última parcial, a liderança era da chapa “Unidos para avançar com Edinho e Dandara”, seguida pela coalizão “A força da base com Edinho e Dandara”.

As duas chapas contam com apoiadores da deputada federal Dandara Tonantzin, que apresentou candidatura à presidência do diretório petista em solo mineiro, mas não participou da disputa por causa de uma dívida de R$ 131,8 mil com a legenda. 

Dandara teve a candidatura barrada pela comissão eleitoral do PT e chegou a levar o caso à Justiça. Inicialmente, uma liminar autorizou que seu nome constasse nas cédulas de votação. A medida cautelar, entretanto, acabou cassada. Na quarta-feira (9), a parlamentar anunciou que não recorreria da decisão que anulou a liminar a seu favor.

Por causa do imbróglio, a etapa mineira da eleição do PT aconteceu no domingo (13), uma semana após todos as outras unidades federativas.

A nova presidente

De base eleitoral em Montes Claros, Leninha é deputada estadual desde 2019. Em 2023, foi eleita vice-presidente da Assembleia, sendo reconduzida ao cargo no fim do ano passado. A parlamentar também já concorreu à prefeitura da cidade do Norte de Minas e, nos bastidores, é tida como um quadro político adepto à conciliação.

A disputa no PT mineiro colocou lideranças do partido em campos opostos. Do lado de Dandara, além de Cristiano Silveira, estavam nomes como o deputado federal Reginaldo Lopes e os deputados estaduais Doutor Jean Freire e Marquinho Lemos. Com Leninha, estiveram os deputados federais Rogério Correia e Patrus Ananias e a secretária nacional de Finanças da sigla, Gleide Andrade.

No campo nacional, a nova direção do PT será liderada por Edinho Silva. Aliados mineiros de Edinho, inclusive, esperam uma conversa entre ele e Leninha para tratar da disputa eleitoral no estado no ano que vem. O entendimento é que o novo cacique nacional petista dará apoio a um eventual aval do partido a uma candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao governo.

Pacheco, embora ainda não tenha batido o martelo sobre a entrada na corrida pelo Palácio Tiradentes, afirmou na semana passada que não se furtaria a uma composição com o PT.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse