O deputado federal Euclydes Pettersen vai se licenciar do mandato por quatro meses a partir desta terça-feira (18). Quem assume a vaga é Kátia Dias, do PSB.
Pettersen e Kátia disputaram a eleição de 2022 pelo PSC, legenda que posteriormente foi incorporada ao Podemos. Por isso, ainda que hoje pertençam a siglas diferentes, ela substituirá o parlamentar.
Euclydes vai se afastar para intensificar conversas a respeito de uma candidatura ao Senado Federal em 2026.
Kátia Dias é a segunda suplente da chapa do extinto PSC. O primeiro reserva da legenda, Duarte Júnior, ocupou a vaga de Euclydes Pettersen em licença tirada no ano passado, para a montagem das chapas que representaram o Republicanos nas eleições municipais.
Desta vez, por causa de projetos pessoais, Duarte não baterá ponto como deputado federal.
Kátia é de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ela é irmã do deputado estadual Noraldino Júnior, presidente do PSB em Minas. Os dois têm forte atuação em defesa da causa do bem-estar animal.
Com o movimento, o PSB de Minas voltará a ter uma cadeira na Câmara dos Deputados, mesmo que temporariamente. No último pleito, o partido não conseguiu eleger nenhum dos 53 integrantes da bancada do estado.