Livro de conselheiro do TCE de MG é indicado ao Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti Acadêmico tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais
Livro do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo Andrade, é indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024
Livro do conselheiro vice-presidente do TCEMG, Durval Ângelo, apresenta uma visão além das prestações de contas (FOTO: Hernando Garcia / TCEMG)

O Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 tem entre os seus indicados o livro do conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo Andrade. A obra escolhida é a de título: “Os Tribunais de Contas e a Efetividade dos Direitos Humanos | APACs e Auditoria Operacional”.

O livro, publicado pela editora Fórum, apresenta uma visão além das prestações de contas, reforçando a dimensão dos direitos fundamentais, essenciais à Administração Pública. O autor traz uma perspectiva qualitativa que fortalece a medição da efetividade das políticas governamentais, bem como evidencia o papel dos Tribunais de Contas como protagonista na busca da efetividade das políticas públicas e dos direitos constitucionais.

Destaca, ainda, a relevância das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) como ferramenta de ressocialização e modelo para um sistema prisional que atue em conformidade com os direitos humanos.

Durval Ângelo comemorou a indicação. “É uma conquista esta indicação. É importante este lugar de destaque para uma obra que esmiúça o trabalho técnico realizado neste Tribunal, trazendo, além da perspectiva quantitativa, a qualitativa, reforçando a dimensão dos direitos fundamentais, essenciais à Administração Pública”, disse o conselheiro.

O Prêmio

O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 1959. A premiação tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais. O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

Leia também:

MP denuncia prefeito acusado de beneficiar empresa em contratos de R$ 43 milhões

Federação PT-PV-PCdoB adia prazo para tomar decisão sobre candidaturas em grandes cidades

Movimentos sociais vão entregar a vereadores PL por tarifa zero nos ônibus em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse