Luísa Barreto vai voltar à Secretaria de Planejamento do governo Zema

Martelo foi batido nesta quarta-feira (9); ela havia deixado o Executivo em junho, para disputar a eleição em BH
A secretária Luísa Barreto
Luísa Barreto vai voltar ao governo Zema. Foto: Willian Dias/ALMG

Candidata a vice-prefeita de Belo Horizonte na eleição deste ano, Luísa Barreto (Novo) vai voltar a chefiar a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais. O martelo foi batido nesta quarta-feira (9).

Luísa havia deixado a equipe do governador Romeu Zema (Novo) em junho, por ser pré-candidata a prefeita. Depois, uma articulação política do partido a levou a ser candidata a vice na chapa de Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou a eleição em terceiro lugar.

Desde a saída de Luísa, a Seplag, uma das pastas pertencentes ao núcleo econômico do governo Zema, vinha sendo liderada por Camila Neves. No entanto, como já havia mostrado O Fator na segunda-feira (7), a volta dela aos quadros do Executivo era vista como uma possibilidade real — uma vez que a ex-secretária é tida como peça importante para a gestão.

A eleição deste ano foi a segunda com a participação de Luísa. Quatro anos atrás, ela concorreu a prefeita pelo PSDB. Sua primeira passagem pela Seplag começou em abril de 2021.

Foi repórter especial do caderno de Política do Estado de Minas. Trabalhou, também, na Rádio Itatiaia. Antes, militou no jornalismo esportivo, no Superesportes.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília, e pela Itatiaia. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.

Leia também:

A Venezuela, afinal, não chegou

O ‘apagão de dados’ da concessão do metrô de BH

A revolução invisível no campo

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse