Marcada para a quinta-feira (4), a visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Minas Gerais sofreu alterações na programação. A participação do presidente da República na reinauguração de uma mina da Vale em Ouro Preto (Região Central) foi cancelada, enquanto o lançamento, em Belo Horizonte, do “Gás do Povo”, programa do Ministério de Minas e Energia, originalmente agendado para o período da tarde, foi transferido para a manhã.
As mudanças foram definidas nesta segunda-feira (1°). Como O Fator já havia mostrado mais cedo, a atividade em BH estava marcada para a Praça do Cardoso, no Aglomerado da Serra, mas acabou deslocada para o Campo do Najá, na mesma comunidade.
Lula voltará a Minas seis dias após sua última passagem pelo estado. Na sexta-feira (31), o presidente esteve nos municípios de Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte).
Conforme mostrou O Fator, além do ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira, a agenda de Lula na capital é uma sinalização de proximidade do governo federal ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que chegou a tentar a inclusão de BH no roteiro da visita do petista a Minas na semana passada.
Interlocutores do PT mineiro afirmaram à reportagem que o partido espera, ainda neste ano, por uma demonstração de apoio de Damião à reeleição de Lula em 2026. A cúpula do União Brasil tem marcada para esta quarta-feira (3) uma reunião em que será avaliado o desembarque da base de apoio ao governo no Congresso Nacional.