Lula e Pacheco devem conversar nesta semana sobre candidatura ao governo de Minas

Dirigentes do PT e aliados do ex-presidente do Congresso Nacional têm se mostrado otimistas sobre o encontro
Lula e Pacheco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentará, nos próximos dias, uma nova ofensiva para convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSD) a disputar o governo de Minas Gerais. Interlocutores do chefe do Executivo federal e do ex-presidente do Congresso Nacional afirmaram a O Fator que eles devem se reunir ainda nesta semana para tratar do assunto.

Na sexta-feira (6), em entrevista ao Uol, Lula disse não ter desistido de persuadir Pacheco por uma candidatura à sucessão de Romeu Zema (Novo).

No fim de semana, durante as comemorações pelos 46 anos do PT, realizada em Salvador (BA), o presidente nacional do partido, Edinho Silva, relatou, a representantes da delegação que saiu de Minas rumo ao evento, otimismo com o encontro entre o presidente da República e o senador.

De malas prontas

Pacheco ainda está oficialmente no PSD, mas já vislumbra uma mudança para o União Brasil. O controle do diretório estadual da legenda passará às mãos do deputado federal Rodrigo de Castro, seu aliado, o que abrirá caminho para uma filiação.

Assim, se decidir concorrer ao governo mineiro, Pacheco disputará o pleito pelo União. Independentemente disso, o grupo político do senador avalia que a troca no comando do partido tirará a agremiação do leque de apoios do vice-governador Mateus Simões (PSD).

O União forma uma federação com o PP, partido de Marcelo Aro, secretário de Estado de Governo e pré-candidato ao Senado Federal. As duas legendas compõem a base de Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Leia também:

Governo Zema ainda não sabe quanto pagou em retroativos da pandemia

Por que o Mater Dei vai deixar de atender os militares de Minas pelo IPSM

Ação de sindicato contra código de ética da Secretaria da Fazenda de Minas chega ao STF

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse