Marcelo Aro será o substituto de Gustavo Valadares na Secretaria de Governo de Zema

Atualmente na chefia da Casa Civil, ex-deputado federal ocupará o posto de parlamentar que voltará à Assembleia Legislativa
O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro
Marcelo Aro vai se mudar da Casa Civil para a secretaria de Governo de Zema. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

O secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), vai substituir Gustavo Valadares (PMN) na pasta de Governo. Como mostrou mais cedo O Fator, Valadares deixará o cargo no poder Executivo estadual para voltar a exercer o mandato de deputado estadual.

A Secretaria de Governo é a pasta responsável por fazer a interlocução entre o Palácio Tiradentes e os integrantes da Assembleia Legislativa. Aro, assim como Valadares, atua na engrenagem política do governo de Romeu Zema (Novo).

Marcelo Aro chefia a Casa Civil desde abril do ano retrasado. O setor conduz, por exemplo, o diálogo do governo mineiro com as instâncias federais de Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Ex-deputado federal, o político do PP chegou a ser o líder de Zema no Congresso Nacional e, em 2022, concorreu ao Senado Federal com o apoio do Novo.

Além da atuação no governo Zema, Aro é conhecido pela habilidade de atuar em articulações políticas. Ele detém influência sobre parte considerável dos integrantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O atual presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), pertence ao grupo político liderado pelo ex-deputado. 

Aro também possui boa relação com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho.

Disputa pelo TCE

Gustavo Valadares, que estava na pasta de Governo desde julho de 2023, é um dos cotados para assumir as vagas da Assembleia Legislativa no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). 

Os deputados, vale lembrar, terão de indicar três colegas para a Corte de Contas.

Leia também:

A conversa entre Valdemar e Domingos Sávio sobre os rumos do PL em Minas

Os cinco ‘fuadistas’ que auxiliam Damião no primeiro escalão da PBH

Certo ou errado? Depende de quem falou

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse