O vice-governador Mateus Simões (Novo) afirmou que vai assumir o cargo de governador do Estado a partir de março em 2026. A fala foi feita na noite desta segunda-feira (21) durante apresentação de Simões em palestra para empresários promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-MG), em Belo Horizonte.
Pela data, Mateus assumiria o cargo por conta da saída de Romeu Zema (Novo) do comando do governo para, provavelmente, disputar a Presidência da República. A legislação eleitoral prevê o final de março como data limite para que membros dos Executivos deixem seus cargos para disputar a eleição.
Zema já vem falando com maior afinco sobre a possibilidade de se lançar candidato a presidente. O governador mineiro também tem sido presença confirmada em quase todas as reuniões mensais de lideranças da direita, incluindo outros governadores e dirigentes partidários, que discutem o cenário eleitoral de 2026.
A propósito, em agendas recentes pelo interior de Minas, Zema afirmou a interlocutores que irá mesmo apoiar Mateus Simões como seu sucessor ao governo mineiro.