Lideranças do MDB de Minas Gerais foram a Brasília (DF) nesta quarta-feira (16) para uma nova conversa com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, sobre os rumos a serem tomados na eleição estadual de 2026. Do encontro, emergiu a possibilidade de uma candidatura do deputado federal Newton Cardoso Júnior ao Senado Federal.
Presidente do MDB mineiro, Newton Júnior é visto como um nome viável para compor uma chapa majoritária que, além do objetivo eleitoral, teria também a função de atrair prefeitos para o partido e consolidar o espaço da legenda na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além de Newton Júnior, foram à capital federal conversar com Baleia Rossi o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite, o ex-presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo, o deputado estadual João Magalhães e o prefeito de Capinópolis, Luciano Belchior.
O presidente nacional do MDB, aliás, aproveitou a visita dos correligionários para voltar a cortejar Tadeuzinho quanto a uma eventual participação em uma das chapas que concorrerão ao governo do estado.
Durante o encontro, o presidente do Legislativo foi descrito como “o noivo mais cobiçado do estado”, em referência às investidas de aliados de nomes como Mateus Simões (Novo), Cleitinho Azevedo (Republicanos) e até do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para tê-lo como vice.
Na semana passada, vale lembrar, Baleia Rossi e Gabriel Azevedo conversaram quanto à possibilidade de uma aliança com o Republicanos em Minas.
O ex-vereador, que tem planos de voltar a concorrer à Prefeitura de BH em 2028, tem sido sondado por correligionários — Baleia entre eles — para concorrer à Câmara dos Deputados no ano que vem.
