Copam marca data para debater e votar licenciamento da mineradora Fleurs

Empresa está perto de conseguir liberação para atuar legalmente
Imagem panorâmica da Serra do Curral, em Belo Horizonte, mostra a atividade minerária na região
Procedimento da Fleurs foi analisado pelo Estado por dois anos. (Foto: Clarissa Barçante / ALMG)

A mineradora Fleurs Global, que atua entre Raposos, Nova Lima e Sabará, terá o processo de licenciamento ambiental analisado e votado na próxima reunião da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), marcada para o dia 28 de junho.

A avaliação do Copam representa a última fase do processo de licenciamento ambiental, que foi protocolado no Estado em janeiro de 2022 – ou seja, será analisado no Conselho quase dois anos e meio depois do pedido.

Na prática, a empresa está com as atividades paralisadas desde fevereiro deste ano, quando concluiu o prazo de validade do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que por decisão judicial, permitia o funcionamento da mineradora.

Em 2018, a Fleurs foi reprovada na tentativa de licenciamento ambiental para operar na região por ter formalizado um pedido de licença simplificada – sendo que o empreendimento não encaixaria nessa configuração. Um ano depois, tentou mais uma vez a licença, mas sem apresentar Estudo de Impacto Ambiental.

Três anos depois, em janeiro de 2022, a Fleurs, enfim, formalizou o novo pedido de licenciamento, este sim apresentando Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e outros documentos necessários para que a análise do empreendimento fosse feita pelo Estado.

Agora, com os trâmites em andamento, a Fleurs, enfim, cumpre os requisitos legais para levar o empreendimento para análise e votação do Copam.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse