Mesmo na oposição, vereadores do PL têm indicados na Prefeitura de Belo Horizonte

Servidor ligado a um dos parlamentares do partido foi nomeado nesta terça-feira (18) para cargo no Executivo
Claudio do Mundo Novo
Hoje no PL, Claudio do Mundo Novo foi eleito em 2020 pelo PSD, partido do prefeito Fuad Noman. Foto: Karoline Barreto/CMBH

Mesmo filiados ao PL, partido que faz oposição ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), os vereadores Cláudio do Mundo Novo e Marilda Portela mantêm indicações ocupando cargos comissionados no poder Executivo da capital mineira. Nesta terça-feira (18), o Diário Oficial do Município (DOM) trouxe a nomeação de um servidor ligado a Cláudio do Mundo Novo para um cargo na Regional Venda Nova.

Pedro Mayan Colen Aureliano, indicado pelo vereador do PL, foi escolhido para ser administrador adjunto da Regional Venda Nova. Marilda, por seu turno, tem, há algum tempo, uma indicada atuando na Regional Norte: é Simone Andere, responsável por gerir o setor.

Antes de ser nomeado para trabalhar na Prefeitura de BH, Aureliano bateu ponto no gabinete da deputada estadual Chiara Biondini (PP). Ela é filha do deputado federal Eros Biondini (PL), líder do grupo político que abriga Cláudio do Mundo Novo.

O líder do PL na Câmara Municipal, Sargento Jalyson, afirmou a O Fator que o partido não veta o diálogo entre os parlamentares e a prefeitura. Segundo ele, eventuais indicações ao Executivo não são debatidas pela bancada.

“Desconheço essa informação de nomeação, pois não entro nesse mérito com eles (os parlamentares do PL). Cada vereador tem sua liberdade para formar suas bases e não cabe a mim interferir nisso. Em relação à bancada, nós seis estamos 100% unidos. Não há divisão”, ressaltou.

Na semana passada, durante a votação de um veto do prefeito Fuad Noman (PSD) a um projeto sobre o incentivo à prática de esportes por parte de crianças e adolescentes, mesmo partidos de boa relação com o Executivo, como o PT, opinaram pela revisão da decisão de Fuad. Apesar disso, Marilda seguiu a orientação da prefeitura e defendeu a manutenção do veto, que acabou derrubado. Cláudio do Mundo Novo, por sua vez, presidiu a sessão no momento da análise e não teve direito a voto.

A reportagem entrou em contato com os vereadores Claudio do Mundo Novo e Marilda Portela, que até o momento não retornaram. Em caso de resposta, este texto será atualizado.

Leia também:

A insustentável leveza de Valdemar

Psol, PL e líder de bloco pró-Zema: PEC dos pedágios tem a adesão de deputados de 14 partidos; veja lista

Cidadania rompe federação com PSDB, marca data para o ‘divórcio’ e já pensa em nova aliança

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse