Metrô de BH: os detalhes da reunião que debateu a nova estação anunciada por Lula

Técnicos da Transcon e da Metrô BH discutiram levantamento topográfico, viabilidade da obra e eventuais desapropriações
Atualmente, o metrô belo-horizontino tem uma linha, que vai de Venda Nova ao Eldorado, já em Contagem. Foto: Divulgação Metrô BH

A construção de uma nova estação de metrô em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vinha sendo tratada com muita discrição, em reuniões restritas, até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar, nesta quinta-feira (28), a intenção do governo federal de apoiar o projeto de um terminal ferroviário na altura do Bairro Parque São João. A ideia é oficializar a ideia nesta sexta-feira (29), em cerimônia que também dará sinal verde às tratativas para a construção de outra estação em Contagem, nas proximidades do Viaduto Beatriz — essa, já de conhecimento público.

Segundo O Fator apurou, a estação do Parque São João foi tema de uma reunião entre técnicos da Prefeitura de Contagem na terça-feira (26). O encontro serviu para alinhar as tarefas necessárias para o levantamento topográfico da área. A viabilidade da obra, bem como a necessidade de eventuais desapropriações, também foram debatidas.

Ainda conforme soube a reportagem, a Metrô BH, concessionária responsável pelo trem urbano da Região Metropolitana, fez registros aéreos da área da nova estação. As imagens foram capturadas por meio de drones.

A reunião de terça-feira foi conduzida pelo Comitê de Planejamento Urbano de Contagem. Estiveram presentes representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes da cidade (Transcon) e de outras secretarias municipais. O quórum foi engrossado por técnicos da Metrô BH e da Tora Transportes, empresa que mantém um pátio de operações vizinho ao terreno cogitado no Parque São João.

O anúncio que pegou de surpresa

O anúncio de Lula quanto à estação do Parque São João aconteceu durante entrevista ao “Balanço Geral”, da RecordTV Minas. Ele citou o tema ao comentar sobre a estação na altura do Viaduto Beatriz e a respeito das intervenções para o ramal Novo Eldorado, que já está em construção e tem estimativa de entrega para o ano que vem.

“Em Minas Gerais, o que eu vou anunciar: a expansão do Metrô de Belo Horizonte até Contagem. Investimento de mais de R$ 1 bilhão, e que gente a gente vai implantar mais duas estações, a do Parque São João e Beatriz, a partir da do Novo Eldorado, que já está em construção”, pontuou.

Atualmente, o metrô belo-horizontino tem uma linha, que vai de Venda Nova ao Eldorado, já em Contagem. O acordo de concessão do modal à iniciativa privada prevê a construção de um segundo itinerário.

Leia também:

Haddad reconduz Pimentel no comando de estatal de gestão de ativos da União

Justiça mantém ação contra vereadores e servidores por desvio de R$ 1,9 milhão na Câmara de Sete Lagoas

Tudo pelo like, nada pelo voto

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse