O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, apresenta nesta quinta-feira (14) o patrimônio arquitetônico religioso mineiro no Seminário Internacional de Patrimônio Arquitetônico Contemporâneo, no Politecnico di Milano, na Itália. O evento reúne especialistas de diversos países para discutir história, tutela e valorização das arquiteturas religiosas contemporâneas.
A palestra “Patrimônio da Arquitetura Contemporânea de Minas Gerais: Consistência e Valor dos Edifícios Religiosos” abre a programação às 10h15 (horário local), abordando a fusão das culturas indígenas, africanas e europeias na formação da identidade arquitetônica do estado. Entre os destaques da apresentação está o Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio mundial reconhecido pela Unesco, e as obras da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.
O Brasil tem participação destacada no evento com duas apresentações. Além do secretário mineiro, o doutorando Leonardo De Araujo Pereira, do Politecnico di Milano e professor da PUC Minas, apresentará às 14h30 um estudo sobre a igreja de Cristo Rei, projetada por Oscar Niemeyer para ser a catedral metropolitana de Belo Horizonte.
O seminário conta ainda com especialistas internacionais como Maria Antonietta Crippa, diretora científica do Instituto de História da Arte Lombarda, que abordará a construção de igrejas em Milão entre 1950 e 1970, e Paolo Mira, diretor do Escritório de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Novara.
A programação se estende até as 18h (horário local) com apresentações sobre casos específicos de arquitetura religiosa na Itália, incluindo estudos sobre as igrejas de Santa Maria Assunta e da Beata Vergine della Certosa. O evento é coordenado pelo professor Ferdinando Zanzottera e terá transmissão online.
Serviço:
Data: 14 de novembro de 2024
Horário: 10h às 18h (horário local) / 6h às 14h (horário de Brasília)
Local: Politecnico di Milano – Aula Rogers, Via Bonardi, 3, Milão, Itália
Transmissão: https://epecum.net/modernitaepatrimonio