Minas apresenta legado arquitetônico religioso em seminário internacional na Itália

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, fará apresentação
O preço de venda será de R$ 120, com um valor promocional de R$ 100 durante o evento de lançamento. Foto: Divulgação
A palestra "Patrimônio da Arquitetura Contemporânea de Minas Gerais: Consistência e Valor dos Edifícios Religiosos" abre a programação às 10h15. Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, apresenta nesta quinta-feira (14) o patrimônio arquitetônico religioso mineiro no Seminário Internacional de Patrimônio Arquitetônico Contemporâneo, no Politecnico di Milano, na Itália. O evento reúne especialistas de diversos países para discutir história, tutela e valorização das arquiteturas religiosas contemporâneas.

A palestra “Patrimônio da Arquitetura Contemporânea de Minas Gerais: Consistência e Valor dos Edifícios Religiosos” abre a programação às 10h15 (horário local), abordando a fusão das culturas indígenas, africanas e europeias na formação da identidade arquitetônica do estado. Entre os destaques da apresentação está o Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio mundial reconhecido pela Unesco, e as obras da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

O Brasil tem participação destacada no evento com duas apresentações. Além do secretário mineiro, o doutorando Leonardo De Araujo Pereira, do Politecnico di Milano e professor da PUC Minas, apresentará às 14h30 um estudo sobre a igreja de Cristo Rei, projetada por Oscar Niemeyer para ser a catedral metropolitana de Belo Horizonte.

O seminário conta ainda com especialistas internacionais como Maria Antonietta Crippa, diretora científica do Instituto de História da Arte Lombarda, que abordará a construção de igrejas em Milão entre 1950 e 1970, e Paolo Mira, diretor do Escritório de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Novara.

A programação se estende até as 18h (horário local) com apresentações sobre casos específicos de arquitetura religiosa na Itália, incluindo estudos sobre as igrejas de Santa Maria Assunta e da Beata Vergine della Certosa. O evento é coordenado pelo professor Ferdinando Zanzottera e terá transmissão online.

Serviço:

Data: 14 de novembro de 2024
Horário: 10h às 18h (horário local) / 6h às 14h (horário de Brasília)
Local: Politecnico di Milano – Aula Rogers, Via Bonardi, 3, Milão, Itália
Transmissão: https://epecum.net/modernitaepatrimonio

Leia também:

A quadrilha que causou ‘tensão’ entre um deputado e a Polícia Legislativa da ALMG

Prefeito acusa Samarco de descumprir prazos para obras corretivas no entorno de Candonga

Os dados alarmantes do relatório final de fiscalização do TCE em unidades de saúde de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse