Mineração: prefeito de Itabira é eleito presidente da Amig

Marco Antônio Lage foi escolhido para o cargo nesta quinta-feira (16), em eleição com chapa única ocorrida em BH
O novo presidente da Amig, Marco Antônio Lage
O novo presidente da Amig, Marco Antônio Lage. Foto: Filipe Augusto/Divulgação

O prefeito de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, Marco Antônio Lage (PSB), foi eleito, nesta quinta-feira (16), presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). Lage era candidato único ao cargo. O pleito aconteceu na sede da entidade, em Belo Horizonte.

A vice-presidente será Josemira Gadelha (MDB), prefeita de Canaã dos Carajás, no Pará. Ângelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, na também Região Central de Minas, ficou com a Diretoria Administrativa. Paraná e Bahia também terão representantes na cúpula da Amig. (Veja, no fim do texto, a composição completa da nova diretoria).

A associação, criada em 1989, é uma das entidades responsáveis por representar as cidades mineradoras junto ao poder público. Já empossado presidente, Marco Antônio Lage substituirá José Fernando Aparecido (MDB), ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro.

“Os municípios mineradores vivem um grande drama: (são) territórios que produzem produtos não renováveis. Esse é o grande eixo, que permeia todas os temas da Amig: a correção da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a grande luta da Lei Kandir”, disse o novo presidente após a eleição, citando tópicos relacionados a reivindicações dos municípios por aumento nos valores recebidos pela atividade extrativa.

Em outubro do ano passado, Lage foi reeleito prefeito de Itabira com mais de 76% dos votos válidos. Na gestão de José Fernando, o novo presidente foi responsável pela pasta de Meio Ambiente da Amig.

O prefeito de Itabira ainda afirmou que os municípios mineradores precisam “modernizar o relacionamento” com comunidades e territórios afetados pela atividade.

“Precisamos garantir a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural, porque a indústria da mineração interfere, inclusive, no percurso cultural da história dos nossos municípios. Precisamos falar de legado através de um plano de sustentabilidade, para que nossos municípios tenham a visão futura de pensar na próxima geração”, apontou.

A nova diretoria da Amig

  • Presidente: Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira (MG)
  • Vice-presidente: Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás (PA)
  • Diretor Administrativo: Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto (MG)
  • Diretor de Meio Ambiente: Juliano Duarte, prefeito de Mariana (MG)
  • Diretor Financeiro: João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima (MG)
  • Diretor Regional Nordeste: Fabrício Abrantes, prefeito de Brumado (BA)
  • Diretor de Não Ferrosos: Tadeu Barbosa de Oliveira, prefeito de Araçuaí (MG)
  • Diretor de Municípios Afetados: Augusto Henrique da Silva, prefeito de Rio Piracicaba (MG)
  • Diretora Regional Sul: Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul (PR)
  • Diretor de Diversificação Econômica: Anderson Cabido, prefeito de Congonhas (MG)
  • Diretor Regional Norte: Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas (PA)
  • Conselho Fiscal: Otacílio Neto Costa Mattos, prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG); Raimundo Nonato de Barcelos, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Elio da Mata Santos, prefeito de Itabirito (MG)

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse