O prefeito de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, Marco Antônio Lage (PSB), foi eleito, nesta quinta-feira (16), presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). Lage era candidato único ao cargo. O pleito aconteceu na sede da entidade, em Belo Horizonte.
A vice-presidente será Josemira Gadelha (MDB), prefeita de Canaã dos Carajás, no Pará. Ângelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, na também Região Central de Minas, ficou com a Diretoria Administrativa. Paraná e Bahia também terão representantes na cúpula da Amig. (Veja, no fim do texto, a composição completa da nova diretoria).
A associação, criada em 1989, é uma das entidades responsáveis por representar as cidades mineradoras junto ao poder público. Já empossado presidente, Marco Antônio Lage substituirá José Fernando Aparecido (MDB), ex-prefeito de Conceição do Mato Dentro.
“Os municípios mineradores vivem um grande drama: (são) territórios que produzem produtos não renováveis. Esse é o grande eixo, que permeia todas os temas da Amig: a correção da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a grande luta da Lei Kandir”, disse o novo presidente após a eleição, citando tópicos relacionados a reivindicações dos municípios por aumento nos valores recebidos pela atividade extrativa.
Em outubro do ano passado, Lage foi reeleito prefeito de Itabira com mais de 76% dos votos válidos. Na gestão de José Fernando, o novo presidente foi responsável pela pasta de Meio Ambiente da Amig.
O prefeito de Itabira ainda afirmou que os municípios mineradores precisam “modernizar o relacionamento” com comunidades e territórios afetados pela atividade.
“Precisamos garantir a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural, porque a indústria da mineração interfere, inclusive, no percurso cultural da história dos nossos municípios. Precisamos falar de legado através de um plano de sustentabilidade, para que nossos municípios tenham a visão futura de pensar na próxima geração”, apontou.
A nova diretoria da Amig
- Presidente: Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira (MG)
- Vice-presidente: Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás (PA)
- Diretor Administrativo: Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto (MG)
- Diretor de Meio Ambiente: Juliano Duarte, prefeito de Mariana (MG)
- Diretor Financeiro: João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima (MG)
- Diretor Regional Nordeste: Fabrício Abrantes, prefeito de Brumado (BA)
- Diretor de Não Ferrosos: Tadeu Barbosa de Oliveira, prefeito de Araçuaí (MG)
- Diretor de Municípios Afetados: Augusto Henrique da Silva, prefeito de Rio Piracicaba (MG)
- Diretora Regional Sul: Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul (PR)
- Diretor de Diversificação Econômica: Anderson Cabido, prefeito de Congonhas (MG)
- Diretor Regional Norte: Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas (PA)
- Conselho Fiscal: Otacílio Neto Costa Mattos, prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG); Raimundo Nonato de Barcelos, prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Elio da Mata Santos, prefeito de Itabirito (MG)