O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE), deve anunciar, nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, novas ações do governo federal para o terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste da capital. Macêdo vai, inclusive, visitar a área do terminal. A Prefeitura de Belo Horizonte e o Palácio do Planalto defendem a instalação de um novo bairro no espaço.
A comitiva do governo federal terá as presenças do deputado federal Rogério Correia (PT), vice-líder do Planalto na Câmara dos Deputados, e Lorhany Almeida, superintendente de Patrimônio da União em Minas.
O plano de um novo bairro no Aeroporto Carlos Prates envolve não apenas a construção de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A ideia é que a localidade contemple equipamentos como unidades de saúde, parques e escola.
Em fevereiro, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a BH, a União formalizou a cessão de parte do perímetro do aeroporto à prefeitura. A porção entregue ao Executivo municipal sediará o Parque Público Maria do Socorro Moreira.
O Aeroporto Carlos Prates está fechado desde 1° de abril do ano passado. O encerramento das operações aconteceu por causa de acidentes aéreos no local. Em março do ano passado, o oftalmologista José Luiz de Oliveira Filho morreu após a aeronave que ele pilotava cair sobre uma residência no Bairro Jardim Montanhês. A rota do voo previa pouso no Aeroporto Carlos Prates.