O Missão, partido ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), já apresentou 29.263 registros de apoiamento ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para criação da legenda no estado. O número foi divulgado pela assessoria do TRE-MG. As fichas de apoio agora passam por consulta pública e podem ser impugnadas até 14 de maio, mediante justificativa formal.
As assinaturas foram colhidas em diversos municípios mineiros, com cartórios em Contagem, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Para de Minas, Paracatu e São Lourenço já disponibilizando as fichas para verificação. A expectativa é de que esse total ainda aumente, pois o processo de subscrição permanece aberto.
Em novembro de 2023, o coordenador nacional do MBL, Renan Santos, havia afirmado que o grupo superou a exigência de 547 mil assinaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a criação do novo partido, e reuniu mais de 800 mil fichas em âmbito nacional. Desde então, o Missão avança na etapa final de validação dos apoios junto à Justiça Eleitoral.
De acordo com o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), um dos fundadores do MBL, Minas Gerais é um dos principais polos de coleta de assinaturas. O objetivo do partido é obter o registro definitivo até agosto ou setembro deste ano, a tempo das próximas eleições. O Missão também já articula candidaturas próprias para deputados estaduais e federais em 2026, enquanto ainda não definiu um nome para disputar o governo mineiro. Caso não haja candidatura própria, a legenda pretende apoiar partidos com programas semelhantes no estado.
