MP de Contas oficializa cinco candidatos para vaga de conselheiro no TCE de Minas

A escolha final será feita pelo governador Romeu Zema (Novo), a partir de uma lista tríplice
A vaga foi aberta após a aposentadoria do conselheiro Cláudio Terrão. Foto: TCE Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) recebeu nesta quarta-feira (6) a lista de Procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) aptos a concorrer à vaga de Conselheiro, aberta após a aposentadoria do conselheiro Cláudio Terrão.

O documento, encaminhado pelo Procurador-Geral Marcílio Barenco Corrêa de Mello ao presidente do TCE-MG, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, apresenta cinco candidatos que cumprem os requisitos constitucionais. São eles:

  • Cristina Andrade Melo
  • Daniel de Carvalho Guimarães
  • Glaydson Santo Soprani Massaria
  • Maria Cecília Mendes Borges
  • Marcílio Barenco Corrêa de Mello.

Duas procuradoras optaram por não participar do processo seletivo. Sara Meinberg e Elke Andrade Soares de Moura apresentaram renúncia formal à participação no processo de escolha.

O preenchimento da vaga seguirá o critério de merecimento, conforme estabelecido pela alternância prevista na legislação, uma vez que a última vaga foi preenchida pelo critério de antiguidade.

Para ocupar o cargo de Conselheiro, os candidatos devem atender aos requisitos constitucionais: ter entre 35 e 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública, além de mais de dez anos de exercício profissional na área.

A escolha final será feita pelo governador Romeu Zema (Novo), a partir de uma lista tríplice, e deverá ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado.

A vaga foi aberta após a publicação do ato de aposentadoria de Cláudio Terrão.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse