A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparecem à Câmara na manhã desta quarta (13) para audiências públicas.
O Fator confirmou a presença de ambos com as assessorias dos respectivos ministérios.
Vieira foi chamado para falar sobre a atuação do Brasil antes e depois da eleição na Venezuela. Na semana retrasada, Celso Amorim falou a deputados sobre o mesmo assunto, chegando a dizer que tem relação de “um certo coleguismo” com Nicolás Maduro.
Quando Amorim reiterou nessa audiência que o Brasil ainda não reconheceu a vitória de Maduro, o governo da Venezuela reagiu, convocando seu embaixador em Brasília de volta a Caracas e chamando Amorim de “mensageiro do imperialismo norte-americano”.
Já a ministra da Saúde foi chamada para falar de vários temas, especialmente sobre orçamento e transferências. Outro requerimento aprovado, de autoria de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pede que ela preste informações sobre o caso de transplantes de órgãos contaminados por HIV no Rio de Janeiro. O caso é investigado pela Polícia Civil e pelo MP do estado, que já denunciou seis pessoas.