Novo conselheiro da Cemig é irmão de deputada estadual e filho de deputado federal

Essa é a segunda passagem do advogado por estatais administradas pelo governo Zema
A família de Mauro Teixeira Biondini tem presença nos Legislativos estadual e federal, com atuação marcada por pautas conservadoras. Foto: Facebook

O advogado Mauro Teixeira Biondini, filho do deputado federal Eros Biondini (PL) e irmão da deputada estadual Chiara Biondini (PP), foi nomeado conselheiro suplente do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Ele assume a vaga deixada por Luiz Fernando Medeiros Moreira, após indicação do governo de Minas, formalizada e aprovada na Assembleia Geral Extraordinária da estatal realizada em 26 de junho. Aos 27 anos, Mauro retorna aos quadros do Estado com assento em um dos colegiados mais estratégicos da empresa.

Essa é a segunda passagem de Mauro por estatais do governo de Minas. Em fevereiro de 2023, ele foi nomeado como assessor da presidência na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), onde ficou até junho de 2024. A exoneração se deu após sua irmã, Chiara, então vice-líder de Governo na Assembleia Legislativa, ir contra o Palácio Tiradentes e apoiar emenda que poderia elevar os reajustes da segurança pública em 10,67%. O Executivo defendia que não havia margem fiscal.

Na época, Chiara justificou o posicionamento favorável às forças de segurança como atrelado aos próprios “valores e princípios” e disse que serviu de “boi de piranha”. Afinal, o gesto do Palácio Tiradentes foi entendido como um sinal aos demais deputados da base. Apesar do mal estar, ela também afirmou que esperava ser uma “crise pontual”.

Agora, de volta aos quadros da administração estadual, o advogado passa a integrar o Conselho Fiscal da Cemig até a próxima Assembleia Ordinária, prevista para 2026. Embora suplente, ele terá acesso a informações sensíveis da empresa e poderá substituir conselheiros titulares em reuniões cruciais para a gestão de recursos públicos.

“Mauro é uma pessoa técnica, competente e com excelente formação. A Cemig está fazendo uma excelente escolha no nome dele”, afirmou, em nota, a deputada.

Casamento Novo e PL

A nomeação de Mauro se dá em meio às negociações entre o partido Novo, do pré-candidato ao governo de Minas, Mateus Simões, e o Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro. Ambas as legendas têm interesse em uma dobradinha na chapa para 2026. O PL ganharia ao ter, ao lado dele, a máquina de Zema. E o candidato de Zema levaria o tempo de TV do PL, além da força do ex-presidente. Importante ressaltar que Eros Biondini pleiteia disputar uma das vagas ao Senado pelo PL.

Currículo

O currículo do novo conselheiro ainda não foi anexado ao site oficial da Cemig, mas consta no documento interno “Proposta da administração e manual para participação dos acionistas”. No campo destinado à descrição das principais experiências profissionais nos últimos cinco anos, Mauro, que formou em 2021, informa passagens por cargos públicos, atuação como estagiário e trabalho voluntário, além de atuar em escritório aberto em 2022, no qual mantém sociedade.

Conselho Fiscal

O colegiado é formado por cinco titulares e cinco suplentes e tem a função de acompanhar a execução orçamentária da companhia, examinar demonstrações financeiras e emitir pareceres sobre a conduta da administração. A ata da assembleia confirma que Mauro foi aprovado após análise do Comitê de Auditoria Estatutário, que não identificou impedimentos legais ou reputacionais.

Federalização

A Cemig pode ser usada para abater a dívida de Minas Gerais com a União, que já supera R$ 162 bilhões, por meio do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). Apesar disso, o governo mineiro quer que o valor de referência utilizado para avaliar a estatal seja o mensurado antes do início dos debates.

O motivo, segundo o vice-governador Mateus Simões, é a desvalorização de 8% da empresa na bolsa. A queda foi motivada, justamente, pelas discussões sobre mudança de mãos da empresa.

O espaço está aberto para os posicionamentos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse