A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) confirmou que dará posse a Hely Tarqüínio, do PV, como deputado estadual nesta terça-feira (17). O parlamentar substituirá Macaé Evaristo (PT), que se licenciou para assumir o posto de ministra dos Direitos Humanos e Cidadania.
A expectativa é que Hely faça oposição ao governo de Romeu Zema (Novo). Assim, a coalizão oposicionista permaneceria com 20 dos 77 assentos do Parlamento.
Aos 84 anos, Hely voltará à Assembleia para cumprir o oitavo mandato como deputado estadual. Médico, ele foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Casa na última legislatura.
Como já mostrou O Fator, Hely tem certa frustração com o governador Romeu Zema (Novo). Em 2022, quando não conseguiu a reeleição, confidenciou a outros parlamentares que atribuía parte da redução de sua votação a uma atuação de interlocutores ligados ao poder Executivo, que teriam convencido lideranças do Alto Paranaíba a apoiar outros candidatos a deputado estadual.
Na eleição passada, Hely teve de enfrentar outra candidata em Patos de Minas, seu principal reduto: Lud Falcão (Podemos), esposa do prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão, do Novo. Lud conseguiu a vitória.