Novo deputado estadual de Minas vai tomar posse nesta terça-feira (17)

Hely Tarqüínio, do PV, vai voltar ao Parlamento após um ano meio de hiato; ele entra na vaga de Macaé Evaristo
O deputado Hely Tarquínio
Doutor Hely, de 84 anos, vai voltar à Assembleia após hiato de um ano e meio. Foto: Henrique Chendes/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) confirmou que dará posse a Hely Tarqüínio, do PV, como deputado estadual nesta terça-feira (17). O parlamentar substituirá Macaé Evaristo (PT), que se licenciou para assumir o posto de ministra dos Direitos Humanos e Cidadania

A expectativa é que Hely faça oposição ao governo de Romeu Zema (Novo). Assim, a coalizão oposicionista permaneceria com 20 dos 77 assentos do Parlamento.

Aos 84 anos, Hely voltará à Assembleia para cumprir o oitavo mandato como deputado estadual. Médico, ele foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Casa na última legislatura.

Como já mostrou O Fator, Hely tem certa frustração com o governador Romeu Zema (Novo). Em 2022, quando não conseguiu a reeleição, confidenciou a outros parlamentares que atribuía parte da redução de sua votação a uma atuação de interlocutores ligados ao poder Executivo, que teriam convencido lideranças do Alto Paranaíba a apoiar outros candidatos a deputado estadual.

Na eleição passada, Hely teve de enfrentar outra candidata em Patos de Minas, seu principal reduto: Lud Falcão (Podemos), esposa do prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão, do Novo. Lud conseguiu a vitória.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse