Um acordo costurado entre PT e PSB vai resultar na união dos dois partidos nas disputas pelas prefeituras de Ipatinga, no Vale do Aço, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Em solo ipatinguense, os petistas retiraram a pré-candidatura de Lene Teixeira em prol do apoio ao ex-prefeito Nardyello Rocha, do PSB. A costura, segundo apurou O Fator, levará os socialistas à chapa do deputado federal Leonardo Monteiro, que disputará a eleição em Valadares pelo PT.
A ideia, em Ipatinga, é fortalecer a coalizão que fará oposição ao atual prefeito, Gustavo Nunes, do PL. A chapa de Nardyello terá Doutor Juliano (Solidariedade) como vice.
Em Governador Valadares, Leonardo Monteiro fará dobradinha com Doutor Luciano (PDT). Eles vão enfrentar nomes como Coronel Sandro (PL) e Renato Fraga (Republicanos).
Lene Teixeira atuava como chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em abril, ela deixou o cargo para se dedicar à pré-candidatura em Ipatinga. A petista também foi vereadora do município.
A costura que fez o PT retirar a pré-candidatura em Ipatinga passou pela direção nacional do partido.
“Uma das vertentes dessa estratégia nacional é a composição de alianças municipais com o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, que está apoiando candidaturas do PT em diversas cidades, como Goiânia, Florianópolis e Governador Valadares, para citar alguns exemplos. Foi para fortalecer essa estratégia que a decisão de retirada de minha candidatura acontece em Ipatinga, contribuindo para consolidar uma frente nacional contra o fascismo, defendendo o campo popular e democrático”, disse Lene, em texto enviado a aliados.