O acordo entre PT e PSB em Ipatinga e Governador Valadares

Partido de Lula retirou pré-candidatura no Vale do Aço por apoio a correligionário de Alckmin; costura terá reciprocidade
Lene Teixeira, ex-chefe de gabinete do Ministério do Trabalho
Lene Teixeira teve a pré-candidatura retirada pelo PT em Ipatinga. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Um acordo costurado entre PT e PSB vai resultar na união dos dois partidos nas disputas pelas prefeituras de Ipatinga, no Vale do Aço, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Em solo ipatinguense, os petistas retiraram a pré-candidatura de Lene Teixeira em prol do apoio ao ex-prefeito Nardyello Rocha, do PSB. A costura, segundo apurou O Fator, levará os socialistas à chapa do deputado federal Leonardo Monteiro, que disputará a eleição em Valadares pelo PT.

A ideia, em Ipatinga, é fortalecer a coalizão que fará oposição ao atual prefeito, Gustavo Nunes, do PL. A chapa de Nardyello terá Doutor Juliano (Solidariedade) como vice.

Em Governador Valadares, Leonardo Monteiro fará dobradinha com Doutor Luciano (PDT). Eles vão enfrentar nomes como Coronel Sandro (PL) e Renato Fraga (Republicanos).

Lene Teixeira atuava como chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em abril, ela deixou o cargo para se dedicar à pré-candidatura em Ipatinga. A petista também foi vereadora do município.

A costura que fez o PT retirar a pré-candidatura em Ipatinga passou pela direção nacional do partido.

“Uma das vertentes dessa estratégia nacional é a composição de alianças municipais com o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, que está apoiando candidaturas do PT em diversas cidades, como Goiânia, Florianópolis e Governador Valadares, para citar alguns exemplos. Foi para fortalecer essa estratégia que a decisão de retirada de minha candidatura acontece em Ipatinga, contribuindo para consolidar uma frente nacional contra o fascismo, defendendo o campo popular e democrático”, disse Lene, em texto enviado a aliados.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse